Notícias

Voltar

Dia Mundial de Combate à Desertificação

UNCCD

Dia Mundial de Combate à Desertificação

Em comemoração ao Dia Mundial de Combate à Desertificação, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) promoveu a entrega do certificado Dryland Champions a 16 instituições, responsáveis por projetos que combatem a degradação do solo e a desertificação no Semiárido brasileiro. Pelo conjunto de suas ações, o Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTI) está entre elas.

Sob o lema “Eu sou parte da solução”, a iniciativa da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação (UNCCD) busca melhorar as condições de vida das populações e as condições dos ecossistemas afetados pela desertificação e pela seca.

Na ocasião, nesta segunda-feira (17), a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, entregou o certificado e parabenizou as instituições contempladas. Ela destacou o fortalecimento da cooperação técnica entre governo e sociedade civil, citou os projetos de cisternas e dessalinização da água como grandes exemplos de política socioambiental e defendeu a recuperação florestal com inclusão social. “Passamos da agenda do problema para a agenda da solução”, destacou.

De acordo com o diretor do Departamento de Combate à Desertificação do MMA, Francisco Campello, o ministério destinou R$ 100 milhões a projetos que assegurem a convivência sustentável com a semiaridez e combatam os processos de desertificação. Os projetos beneficiados promovem o manejo florestal da Caatinga e do Cerrado, a segurança e a eficiência energética nas indústrias e domicílios e a reforma da base ambiental produtiva para regeneração de solo, reserva de água e conservação da biodiversidade.

Os recursos provêm do Fundo Clima, do Fundo Nacional do Meio Ambiente e do Fundo Florestal em parceria com agentes financeiros como o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a Caixa e o Banco do Nordeste do Brasil (BNB).

Segundo dados do MMA, estão sujeitos à desertificação, no Brasil, 1,4 mil municípios, em 11 estados, abrangendo um total de 1,2 milhão de quilômetros quadrados, o que representa aproximadamente 20% do território brasileiro.



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.