Notícias

Voltar

Diretor do CGEE participa de reunião sobre INCTs com apresentação sobre a 5ª CNCTI

[5ª CNCTI]

Diretor do CGEE participa de reunião sobre INCTs com apresentação sobre a 5ª CNCTI

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), representado pelo seu diretor, Anderson Gomes, participou, no dia 24, do webinar "O papel dos INCTs no Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia", organizado pela Academia Brasileira de Ciências (ABC) como parte das reuniões e eventos preparatórios para a 5ª Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia (5ª CNCTI).

A presidente da ABC, Helena Nader, e o presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Renato Janine, abriram a reunião. "Este ano é de muito trabalho para nós, pois devemos preparar uma agenda robusta para a 5ª CNCTI, que vai se realizar em junho. Então, certamente, não dá para esperar até lá para fazer as definições do Brasil. Esperamos que a gente tenha linhas mestras definidas por estratégia e política nacional de CT&I", afirmou Janine sobre a conferência e os seus eventos preparatórios.

A presidente da ABC, Helena Nader, sugeriu que seja feito um balanço das conquistas de quatro décadas. "Eu vejo que nesta 5ª conferência poderíamos fazer um preâmbulo de 40 anos e mostrar o que conseguimos de positivo, para realmente termos um planejamento para 30 anos. Porque a ciência não é feita em goles e ela deve ser de longo prazo", disse. 

Na ocasião, o diretor do CGEE, Anderson Gomes, que também é secretário adjunto da 5ª CNCTI e membro titular da ABC, fez uma apresentação sobre a conferência e o seu processo de organização. Nesse contexto, ele falou sobre o decreto que instituiu o projeto e a sua governança e destacou o papel dos encontros que antecedem a 5ª CNCTI já realizados. Gomes elogiou o formato em que eles estão sendo organizadas. 

"A conferência nacional é um processo em construção. Antes disso, temos as reuniões temáticas, as estaduais, municipais, distrital e as conferências regionais. A que está acontecendo aqui é o que chamamos de conferência livre", afirmou. 

O webinar contou, ainda, com apresentações durante o painel "Discussão sobre CT&I: Presente e Futuro", com falas do vice-presidente da ABC, Jailson de Andrade; da presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Mercedes Bustamante; do presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Celso Pansera; do presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ricardo Galvão; do diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Finep, Carlos Aragão; e do presidente da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), representando o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), Jerson Lima. 

Sobre os INCTs

O Programa Institutos Nacionais de Ciência, Tecnologia e Inovação (INCTs) se caracteriza por grandes projetos de pesquisa de longo prazo em redes nacionais e ou internacionais de cooperação científica envolvendo pesquisadores e bolsistas das mais diversas áreas, para o desenvolvimento de projetos de alto impacto científico e de formação de recursos humanos. Cada INCT possui como coordenação uma instituição sede com excelência em produção científica e/ou tecnológica, alta qualificação na formação de recursos humanos e com capacidade de alavancar recursos de outras fontes, e por um conjunto de laboratórios ou grupos associados de outras instituições, articulados na forma de redes científico-tecnológicas com uma área ou tema de atuação definidos, que estejam na fronteira da ciência e/ou da tecnologia ou em áreas estratégicas do Plano de Ação em Ciência, Tecnologia e Inovação.

 



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.