Notícias

Voltar

Diretor do MCTIC visita CGEE

Visita

Diretor do MCTIC visita CGEE

O presidente do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Mariano Laplane, apresentou, ontem (22), ao diretor de Gestão das Unidades de Pesquisa e Organizações Sociais do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Luiz Henrique Borda, os estudos e ações desenvolvidos pela instituição.

Na ocasião, Laplane falou sobre as principais atividades do CGEE e sobre como o Centro tem investido em ferramentas de inteligência tecnológica capazes de transformar dados em informações que, em seguida, ao serem devidamente analisados resultam em conhecimento. “Isso é subsídio útil para quem toma decisão”, destacou o presidente.

Ele lembrou que o desenvolvimento dessas ferramentas foi necessário para que o Centro acompanhasse a evolução do próprio Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, visando oferecer soluções de forma cada vez mais rápida aos seus atores. “O SNCTI tornou-se mais robusto e desafiador do ponto de vista da gestão”, afirmou.

Esses instrumentos desempenham funções como: mapeamento de tendências e monitoramento de produção científica, de tendências de mercado e de produção tecnológica e de propriedade intelectual (Insight Data); consulta estruturada e análise de percepção (Insight Survey); mapeamento e evolução de redes de colaboração, identificação de competências e lacunas, além do potencial de colaboração (Insight Net); e análise de maturidade e de criticidade tecnológica (Insight Tec).

O diretor conheceu ainda as instalações e o corpo técnico do CGEE. Além disso, foram realizadas apresentações sobre os projetos: “Subsídios ao Plano Nacional de Pós-Graduação”, realizado para a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); “Bioeconomia avançada no Brasil: mapeamento de competências e áreas estratégicas”, demandado pelo MCTIC; e “Observatório de Tecnologias Espaciais”, também desenvolvido no âmbito do Contrato de Gestão com o ministério.



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.