Notícias

Voltar

Diretor executivo do CGEE representa instituição em fórum internacional de conselhos consultivos

Fórum

Diretor executivo do CGEE representa instituição em fórum internacional de conselhos consultivos

Integrando o esforço de internacionalização do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), o diretor executivo do CGEE participou do segundo encontro do Fórum Global de Conselhos Consultivos Nacionais, nos dias 1 e 2 de setembro, em Seoul, na Coréia. A reunião foi organizada pelo Korea Institute of S&T Evalution and Planning (Kistep) e tem como objetivo construir estratégias efetivas para influenciar a política governamental de CTI. O encontro reuniu representantes dos maiores conselhos oficiais ou instituições equivalentes que fornecem conselhos estratégicos em CT&I para tomadores de decisão.

A segunda edição do encontro focou em alguns dos pontos de interesse comuns e problemas trazidos ainda na primeira edição, ocorrida em 2015. Os temas incluem fatores institucionais que permitem aos conselhos guiar políticas, papéis e direções sobre investimentos em pesquisa e desenvolvimento (P&D) e a responsabilidade social da ciência e tecnologia (C&T).

A reunião se insere no esforço de internacionalização do CGEE e trouxe representantes de conselhos e instituições do Canadá, da Malásia, da Suécia, da China, do Camboja, da Coréia, do Irã, do Vietnã, da Tailândia, do Chile, do Japão, da África do Sul e da Finlândia. Os dois dias de debates buscaram explorar estratégias efetivas para guiar políticas no panorama dinâmico da ciência, tecnologia e inovação (CT&I).

O CGEE foi representado pelo diretor executivo, Marcio de Miranda. Na primeira sessão do encontro, ele falou sobre o papel institucional do Centro. A exposição teve como foco a tomada de decisão de alto nível em CT&I. Durante sua apresentação, o diretor destacou um conjunto de ferramentas automatizadas utilizadas no desenvolvimento das metodologias empregadas nos estudos de prospecção, avaliação estratégica e gestão da informação e conhecimento.

Os demais participantes da sessão debateram sobre conselhos baseados em evidências para fomentar a formulação de políticas nacionais, transferência de conhecimento para uma interface de políticas de ciência e inovação, conselhos de ciência para o governo e o estabelecimento de uma fundação de C&T e planos setoriais.

A segunda sessão trouxe temas como papéis e responsabilidades do setor privado e do governo no financiamento de investimentos em pesquisa e desenvolvimento (P&D), investimento em P&D em setores públicos e privados na Coréia, sistema de fundos de inovação no Irã, investimentos em P&D no Vietnã e parcerias privadas para apoiar a P&D.

Finalmente, a última sessão contemplou discussões acerca da criação de valor global por meio da CT&I, sociedade 5.0, inovadores da nova geração, sociedade e inovação - a visão do país em desenvolvimento e as funções do reestabelecimento do conselho de pesquisa e inovação na Finlândia.

 



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.