Notícias

Voltar

Diretor-presidente do CGEE marca presença em evento co-organizado com o INPI

INPI

Diretor-presidente do CGEE marca presença em evento co-organizado com o INPI

O diretor-presidente do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Fernando Rizzo, participou do painel de abertura do evento on-line “Ações para promover o ambiente de negócios em tecnologias verdes: inovação, propriedade intelectual e sustentabilidade”, que ocorreu hoje (11), às 10h. A iniciativa é uma parceria do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) com o CGEE; a AL INVEST Verde IPR; o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC); a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal); a Organização Mundial da Propriedade Intelectual (Ompi); e a Embaixada Real da Dinamarca no Brasil.

“Esse evento tem uma sintonia de tempo muito oportuna, porque ontem foi publicada a portaria 6.998 do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que estabelece as novas diretrizes para a elaboração da Estratégia Nacional de Ciência e Tecnologia para o período de 2023 a 2030. Isso vai servir tanto para a discussão dessa estratégia como para o próximo ano, quando ocorrer a 5ª conferência nacional de ciência e tecnologia. São elementos de debate e é interessante observar que o desenvolvimento sustentável é parte dessa preocupação”, destacou o diretor-presidente.

Durante a abertura participaram, ainda, o líder do programa AL-INVEST Verde DPI, Mariano Riccheri; o diretor da Cepal, Carlos Henrique Fialho Mussi; o chefe de Cooperação Internacional da Delegação da União Europeia no Brasil, Stefan Agné; o conselheiro sênior do Escritório para América Latina e Caribe da Ompi, Oswaldo Girones; o presidente substituto do INPI, Julio Cesar Castelo Branco; a secretária de Competitividade e Política Regulatória do MDIC, Andrea Macera; e o secretário de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria do MDIC, Rodrigo Rollemberg.

O que são tecnologias verdes?

A tecnologia verde é um conceito que busca definir um processo produtivo sustentável, ou seja, aplicando boas técnicas de design circular. Trata-se de conduzir o ciclo de vida de um produto de forma a causar menos impactos possíveis ao meio ambiente. Ao se falar de ciclo de vida, deve-se abordar cada etapa: da extração de matérias-primas, passando pelo seu desenvolvimento, fabricação, distribuição, uso até o descarte. Tudo isso considerando o curto, o médio e o longo prazo.

Os produtos verdes são “environmental friendly”, um termo em inglês que define um produto “amigo” do meio ambiente. Eles possuem um ciclo de produção menos oneroso ao meio ambiente, com utilização de matéria-prima proveniente de fontes mais sustentáveis. Assim, são o produto de uma cadeia de processos que, em geral, gasta menos energia e não gera tantos resíduos.

A tecnologia verde busca promover melhorias na cadeia produtiva de uma mercadoria tecnológica, de forma a contar com:

  • Recursos renováveis;

  • Eficiência energética;

  • Preocupação com saúde e segurança dos operários envolvidos em toda supply chain;

  • Um processo definido de redução, reutilização e reciclagem.

(Com informações do INPI).