Notícias

Voltar

Diretor-presidente do CGEE participa das comemorações dos 70 anos do CNPq

SNCT

Diretor-presidente do CGEE participa das comemorações dos 70 anos do CNPq

 

As contribuições do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) ao Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI) foram debatidas, na quarta-feira (27), no seminário 70 anos do CNPq - Passado, Presente e Futuro: Pensando e Transformando o Brasil. A programação, organizada de forma híbrida, marcou o encerramento das atividades comemorativas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O diretor-presidente do CGEE, Fernando Rizzo, foi um dos palestrantes do painel "O Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação". 

O debate foi moderado pelo presidente do Conselho, Evaldo Vilela, e contou com a participação do secretário de Pesquisa e Formação Científica do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcelo Morales; da presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Claudia de Toledo; e do diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Marcelo Bertolini. 

Durante o seminário, o diretor-presidente do CGEE destacou o papel da instituição de subsidiar processos de tomada de decisão, por meio de estudos em prospecção e avaliação estratégica, baseados em ampla articulação com especialistas e instituições do SNCTI. Nesse contexto de cooperação, ele apresentou algumas das iniciativas realizadas em parceria com o CNPq. 

Dentre elas, a avaliação do programa Institutos do Milênio; o estudo de reposicionamento estratégico do conselho; e o estudo exploratório de avaliação de Políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação, que deu origem a um volume da revista Parcerias Estratégicas, publicada pelo CGEE. O diretor-presidente destacou, ainda, a avaliação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic). "A iniciativa foi muito interessante para os bolsistas, orientadores e para saber o impacto do programa no ensino superior e na sociedade. A partir daí, ficou muito claro como ele influencia na inserção dos alunos em programas de mestrado e doutorado", afirmou.

Na sua palestra, Rizzo apresentou o Observatório de Ciência, Tecnologia e Inovação (Octi) do CGEE, que apresenta algumas ações de monitoramento do SNCTI que resultam de parceiras entre o CGEE e o CNPq. O projeto tem duas frentes de atuação: panoramas e indicadores. "O que ele procura dar é propriamente a geografia da distribuição da competência nacional em diferentes áreas, com acesso à Plataforma Lattes e ao Web of Science", ressaltou.

 

SNCT 

 

Na ocasião, o secretário de Pesquisa e Formação Científica do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcelo Morales, destacou a participação do CGEE nos debates que estão sendo realizados sobre o SNCT e a política nacional do setor, no âmbito do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT). 

"O CGEE tem feito um papel de organização dessas discussões. Realizamos um debate sobre como deveria ser a Política Nacional de Ciência e Tecnologia. Depois, o Centro compilou um texto que foi entregue aos integrantes do CCT, que vão colocar as suas contribuições. A partir daí, realizaremos uma consulta pública com outros partícipes. Tudo isso em um debate democrático", lembrou. 

O secretário informou que o mesmo processo está sendo promovido para a definição do conceito de SNCT. Após as contribuições que serão reunidas, o CCT realizará uma discussão sobre uma proposta de projeto de lei para o tema.