Notícias

Voltar

Diretora do CGEE participa de Programa de Imersões em Ecossistemas de Inovação na China

Inovação

Diretora do CGEE participa de Programa de Imersões em Ecossistemas de Inovação na China

A diretora do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Regina Silverio, integrou a delegação da Confederação Nacional da Indústria (CNI) que visitou ambientes de inovação em diversas cidades da China. De 22 a 26 de abril, o grupo participou do Programa de Imersões em Ecossistemas de Inovação, uma iniciativa da CNI que, neste ano, foi realizada nas cidades de Pequim, Xangai e Hangzhou. 

Esta foi a 15ª edição do programa que é promovido pela Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI) - movimento coordenado pela CNI – e que contou com a parceria do Ministério das Relações Exteriores (MRE), da Apex-Brasil e da StartSe. Lançada em 2016, a iniciativa tem como objetivos aproximar a indústria brasileira das tecnologias mais avançadas; e estimular negócios inovadores e cooperações em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I).

Composta por empresários, acadêmicos, representantes de órgãos de governo e de instituições de ciência, tecnologia e inovação do Brasil, a missão teve início em Pequim, com visitas à ICI (Beijing B&R International Co-incubation), onde, entre outras atividades, houve a exposição do representante do Departamento de Política, Regulamentação e Sistema de Inovação do Ministério de Ciência e Tecnologia da China (MOST), Hou Qionghua. Ainda em Pequim, o grupo visitou o Tuspark da Universidade de Tsinghua, a Tus-Holdings, o parque tecnológico de ZhongGuanCun e a Xiaomi.

Acompanhados pelo representante do Consulado Geral do Brasil em Xangai, o grupo brasileiro conheceu, nesta cidade, a Zizhu National Hi-Tech Industrial Development Zone, a sede da Tencent no leste da China e o Grupo Fosun.

Em Hangzhou, por sua vez, os participantes da missão estiveram em Dream Town, um bairro construído exclusivamente para o fomento ao empreendedorismo de negócios relacionados à internet. Também visitaram a Alibaba, a maior plataforma de negócios online do mundo; além da Dahua Technology, líder mundial em soluções de segurança associadas à inteligência artificial; e da LianLianPay, o quarto maior provedor de pagamentos móveis da China.    

As atividades do programa terminaram no retorno a Xangai, onde o grupo ainda participou de visitas técnicas ao Shanghai Yangpu Technology Business Incubator Center, o centro incubador de empresas de tecnologia; e ao SOSV-Chinaccelerator. O encerramento da programação foi realizado no Banco do Brasil.

A diretora do CGEE, Regina Silverio, analisa que é importante para o CGEE conhecer como a China desenha, implementa e avalia a efetividade de suas políticas públicas voltadas à ciência, tecnologia, inovação e educação. “É muito enriquecedor ouvir dos empresários que estão instalados nos parques tecnológicos, nas incubadoras e aceleradoras, como essas políticas impactam seus empreendimentos”, afirma.