Notícias

Voltar

Diretoria do CGEE conta com nova integrante

Institucional

Diretoria do CGEE conta com nova integrante

A economista Regina Silverio assumiu uma das diretorias do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE). Com uma trajetória marcada por larga experiência em entidades da iniciativa privada, a diretora apresenta, como uma das suas prioridades de atuação no novo cargo, a proposta de fortalecer as relações do Centro com o mundo empresarial. 

Silverio foi diretora da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e tem passagens por organizações como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SP), a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) e a Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade (Investe-SP).

Na avaliação da diretora, as competências instaladas no Centro tem um olhar de longo prazo, de desenvolvimento, de tendências de futuro e de traçar rotas estratégicas e tecnológicas. Para Silverio, é justamente nesse contexto que o Centro pode ajudar empresas de qualquer setor e porte. 

“O CGEE pode contribuir provendo inteligência competitiva. Temos aqui ferramentas com as quais podemos mapear a concorrência, saber o que os pesquisadores de determinados setores estão estudando, quais patentes estão sendo registradas e o que está acontecendo no mundo em diversas áreas do conhecimento”, destaca. 

Silverio aponta que as entidades representativas do setor empresarial também podem ser contempladas pelo trabalho desenvolvido pelo CGEE. A diretora cita, como potenciais parceiros, federações de indústrias e associações setoriais. Para a diretora, o Centro também pode dar suporte ao trabalho de organizações como ABDI, Apex-Brasil e Sebrae. 

“Os estudos prospectivos do CGEE trazem esse olhar de futuro, ou seja: Quais profissões existirão? Como preparamos, agora, as empresas para atender às demandas do consumidor do futuro? Como as novas tecnologias impactarão na qualidade de vida? Que competências deverão ser formadas? O CGEE pode auxiliar no delineamento das medidas de curto, médio e longo prazos que preparem as empresas para concorrerem em um ambiente cada vez mais competitivo”, ressalta. 

Pelo fato do CGEE ter domínio sobre a metodologia de prospecção no Brasil, ela acredita que o Centro também pode auxiliar governos no desenho de planos de Estado, pensando estrategicamente em médio e longo prazos. 

 



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.