Notícias

Voltar

Diretoria do CGEE tem novo integrante

Institucional

Diretoria do CGEE tem novo integrante

O administrador Luiz Arnaldo Pereira da Cunha Junior assumiu, neste mês, uma das diretorias do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE). Com ampla experiência no setor público, o novo dirigente deverá fortalecer a atuação da instituição na área de gestão. 

Com esse propósito, ele supervisionará a atividade intitulada “Subsídios técnicos para a gestão estratégica do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI) ”. No âmbito dessa atividade, serão desenvolvidos os seguintes projetos: Intervenções estratégicas para o aprimoramento contínuo do SNCTI; e Formatos e Práticas inovadoras para o financiamento do SNCTI. 

Nesse contexto, ele destaca que, em um primeiro momento, serão apoiados estudos e produções de materiais relativos a marcos legais e à governança desse arcabouço. Ao mesmo tempo, Cunha Junior lembra que serão somados esforços para dar soluções a um dos maiores desafios da atualidade para a ciência e tecnologia, que é o financiamento do sistema. 

“Ou seja, boa parte desse processo é, primeiro, arranjar formas de racionalizar, otimizar e aperfeiçoar a legislação. Além disso, apontar alternativas para atrair investimento”, afirma. 

O diretor cita, como exemplo de opção a ser explorada, a lei de Organizações Gestoras de Fundo Patrimonial (nº 13.800). Esta legislação dispõe sobre a constituição de fundos patrimoniais, com os objetivos de arrecadar, gerir e destinar doações de pessoas físicas e jurídicas privadas para programas de interesse público. De acordo com a lei, esses fundos poderão apoiar instituições relacionadas à educação, à ciência, à tecnologia, à pesquisa e à inovação, entre outros setores. 

Cunha Junior, que foi um dos co-autores da medida provisória que resultou na Lei das Organizações Sociais, ressalta a importância desse modelo institucional para o SNCTI. “Para as atividades que o Centro se propôs a desenvolver desde a sua criação, que são gestão, estudos estratégicos, articulação e apoio ao processo decisório, temos uma entidade flexível, que consegue atrair inteligência e propor alternativas”, lembra. 

O novo diretor é formado em administração pela Universidade Católica de Brasília e possui MBA executivo empresarial pela Fundação Dom Cabral. Tem mais de 30 anos de experiência no setor público e na área de administração. Ao longo de sua jornada, exerceu cargos no governo federal, no Estado de Minas Gerais e na Prefeitura de São Paulo.