Notícias

Voltar

Diretrizes estratégicas

CT-Hidro

Diretrizes estratégicas

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) sediou na terça-feira, 02, reunião de validação do documento que estabelece diretrizes estratégicas do Fundo Setorial de Recursos Hídricos (CT-Hidro) para os próximos anos. Do evento, participaram o diretor do CGEE, Antonio Galvão, o secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), Carlos Nobre, o consultor responsável pela assessoria técnica de elaboração do documento, Carlos Tucci, e demais especialistas, representantes de aproximadamente vinte instituições ligadas ao tema. O presidente do CGEE recém-empossado, Mariano Laplane, fez a abertura do evento.

Em 2001, foi preparada a primeira versão do documento, utilizado como base para investimentos em pesquisa. A nova versão analisa o período passado de dez anos, atualiza a edição 2011 e apresenta recomendações para aprimoramento das ações do Fundo. Para Antonio Galvão, validar o CT-Hidro significa reanimar o debate sobre as estratégias dos Fundos Setoriais, avaliando falhas e revendo prioridades de cada um, para perspectivas futuras. “Ainda que hoje os investimentos estejam muito pequenos, devido ao corte orçamentário ocorrido no governo de uma forma geral, acredito que, em médio prazo, a contribuição dessa equipe colocará a discussão sobre os Recursos Hídricos na frente dos demais, inaugurando, inclusive, uma nova era nos debates sobre como aplicar os recursos dos Fundos Setoriais no país” - vislumbra.

De acordo com o documento, os principais desafios em Ciência e Tecnologia (C&T) no setor Hídrico no Brasil estão ligados a aspectos institucionais de gestão, dentre eles a efetiva disponibilidade de recursos financeiros para a execução de projetos ao longo do ano, o aperfeiçoamento do sistema de informações hidrológicas e ambientais para uma gestão sustentável das bacias hidrográficas e a manutenção da política de investimentos em C&T.



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.