Notícias

Voltar

Dirigentes do CGEE marcam presença em Conferência Livre sobre Internacionalização da CT&I

5CNCTI

Dirigentes do CGEE marcam presença em Conferência Livre sobre Internacionalização da CT&I

 
Fernando Rizzo e Carlos Matsumoto durante a mesa sobre a organização da 5CNCTI  
Foto: Ascom/CGEE  

Aconteceu, nesta quinta-feira (04), na sede do Ministério das Relações Exteriores (MRE), em Brasília (DF), a Conferência Livre sobre Internacionalização da Ciência, Tecnologia e Inovação. A programação é uma das etapas preparatórias para a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (5CNCTI), principal evento de debate sobre as políticas públicas do setor, que será realizado em junho, na capital federal. O diretor-presidente do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Fernando Rizzo, e o diretor da instituição, Anderson Gomes, que também atua como secretário adjunto da conferência nacional, marcaram presença nos debates. 

O evento foi organizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pelo MRE, com o apoio do CGEE. A programação reuniu representantes de governo, entidades da comunidade científica, universidades, fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs), confederações da indústria e empresariais, sociedade civil e outros interessados no debate sobre a internacionalização da CT&I. 

Na ocasião, o chefe da Assessoria Especial de Assuntos Internacionais do MCTI, Carlos Matsumoto, e o diretor-presidente do CGEE, Fernando Rizzo, participaram de uma mesa sobre a organização da 5CNCTI. Rizzo apresentou um panorama sobre as etapas que antecedem o evento nacional. Ele destacou que, ao se comparar com a edição anterior da conferência, realizada em 2010, os números atuais já demonstram o sucesso da nova iniciativa. "Acho interessante fazer um paralelo porque isso mostra a ressonância que esta conferência está tendo", afirmou. 

Para ilustrar, o diretor-presidente do CGEE lembrou que, em 2010, foram realizados 32 eventos, que resultaram na conferência nacional. No total, foram seis reuniões temáticas, que tomavam como base as próprias agências de fomento do MCTI. Além disso, 20 estados contribuíram com as suas programações. Foram organizadas, ainda, as cinco conferências regionais. 

Para comparar com a edição atual, Rizzo apresentou os números que antecipam a 5CNCTI. "Ao invés de seis temáticas, agora são 18, com muita densidade, em vários dos assuntos abordados. Temos previstas 27 estaduais. Todas as unidades da Federação estão comprometidas, de alguma forma, a realizar as suas conferências", afirmou. 

Além disso, ele lembrou que serão organizadas dez conferências municipais e cinco regionais. "Temos ainda as conferências livres, que foi uma ideia para aproveitar e deixar que atores de diferentes segmentos da sociedade contribuíssem com o debate. No momento, temos 128 eventos desse tipo. Vocês ficam imaginando o tanto de material que está sendo gerado, inclusive a dificuldade para a subcomissão de programação lidar com a grande quantidade de conteúdo que está sendo produzido", afirmou. 

5CNCTI

A 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação é o mais importante e democrático evento voltado ao debate das políticas públicas do setor. Realizado pelo MCTI, o encontro acontecerá de 4 a 6 de junho, em Brasília (DF), com o tema "Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil Justo, Sustentável e Desenvolvido". 

O evento conta com a organização do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), organização social supervisionada pelo MCTI, e articulação de mais de 40 instituições e oito ministérios. 

A CNCTI tem caráter consultivo e volta a ser organizada depois de um hiato de 14 anos. O seu objetivo é discutir junto à sociedade as necessidades na área de CT&I e propor recomendações para a elaboração de uma nova Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI) que deverá ser seguida pelos próximos anos (2024-2030). A nova estratégia substituirá a de 2016-2023, que durante o evento, também terá seus programas, planos e resultados analisados.



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.