Notícias

Voltar

Economia verde

Evento

Economia verde

lalala

Nesta quinta-feira (18/08), aconteceu na sede do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) o encontro sobre Economia Verde trazendo propostas para uma agenda brasileira. Nele, foram organizados os temas e aspectos centrais em torno do conceito de economia verde. O evento foi realizado pelo CGEE e contou com a presença de cerca de 20 pessoas, entre elas, representantes de diversas universidades como a Estadual de Campinas (Unicamp), a de São Paulo (USP), a Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a de Brasília (UnB) e a Pontifícia Universidade Católica (PUC).

A agenda brasileira será organizada de modo a mostrar a experiência e a história do Brasil ligadas à economia verde. Durante a reunião, houve o consenso de que o Brasil deve tomar uma posição de liderança no tema e para isso deve existir uma união entre o governo, ONGs e instituições da área. “É preciso esclarecer o marco conceitual, pois cada um compreende a economia verde de uma forma diferente”, diz Emilio Lèbre La Rovere, do Programa de Planejamento Energético (PPE) da UFRJ.

Outro ponto amplamente discutido foram os recursos financeiros e a necessidade de um financiamento adequado que abarque a transição para a economia verde. “Como financiar se o mercado mundial não dá conta nem da economia marrom?”, questiona Ronaldo Seroa da Motta do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Para ele, mesmo com a economia do carbono, denominada “marrom”, o mercado não possui segurança de capital e investimento. A conclusão da reunião foi a necessidade de uma governança global, orientada a este tipo de economia, criando um sistema internacional de inovação focado no incentivo de tecnologias verdes, sistema de patentes e um roteiro de estratégia de compras públicas e contas nacionais.



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.