Notícias

Voltar

Eduardo Krieger é reeleito para a presidência do Conselho de Administração do CGEE

Conselho

Eduardo Krieger é reeleito para a presidência do Conselho de Administração do CGEE

Referência no Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI), Eduardo Moacyr Krieger, foi reconduzido, no dia 6, à presidência do Conselho de Administração do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE).

Para cumprir um novo mandato de quatro anos, o médico e pesquisador tem como uma das suas prioridades completar o Plano Diretor do Centro, em convergência com as políticas do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). "Esse planejamento deve ser articulado com o novo Contrato de Gestão, retratando atividades estratégicas e de futuro da CT&I no País”, afirma.

De acordo com ele, o Plano Diretor também deverá refletir a missão institucional do Centro de estar em sintonia com o SNCTI, particularmente fortalecendo o papel do do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT), órgão superior de assessoramento da Presidência da República para a formulação e a implementação da Política Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Krieger é um dos membros do CCT.

Ao fazer um balanço sobre a trajetória do Centro, ele destaca que foram numerosos os estudos realizados pelo CGEE aproveitados pelo MCTI e pelos demais integrantes do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. Ressalta ainda que essas iniciativas permitiram que as políticas adotadas no setor tivessem um embasamento mais técnico.

Krieger lembra que, com a criação dos fundos setoriais, o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) passou a receber valores substancialmente maiores, gerando grande expectativa de que o SNCTI passasse a funcionar em patamares de qualidade e complexidade muito maiores. “Daí a necessidade de criar um órgão capaz tecnicamente de fazer estudos, prospecção e avaliações estratégicas para que as políticas do setor tivessem maior objetividade e efetividade", assinala.

Histórico

Formado em medicina pela Faculdade de Saúde de Porto Alegre, em 1953, Krieger é pioneiro na utilização de ratos como modelo para estudos de regulação da pressão arterial no sono e no exercício.  

Após a aposentadoria na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, em 1985, ele trabalhou no Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), dirigindo uma equipe multidisciplinar de pesquisa até 2010. Entre seus feitos, o conselheiro do Centro também descreveu um método de desnervação sinoaórtica em roedores, que é empregado mundialmente.

Krieger sempre foi um entusiasta do SNCTI. Prova disso é seu engajamento na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), agência de fomento à pesquisa científica e tecnológica, onde atualmente ocupa a função de vice-presidente. Na Academia Brasileira de Ciências (ABC), ele foi presidente por 15 anos, de 1992 a 2007.

 

 

 

 

 
 



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.