Notícias

Voltar

Embaixada do Chile no Brasil e CGEE realizam mesa de diálogo sobre recursos hídricos

Recursos hídricos

Embaixada do Chile no Brasil e CGEE realizam mesa de diálogo sobre recursos hídricos

A Embaixada do Chile no Brasil e o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) realizam, na próxima terça-feira (12), na sede do Centro, uma mesa de diálogo sobre recursos hídricos. O objetivo do encontro é promover discussões e a troca de experiências sobre iniciativas referentes à temática. A abertura do evento será realizada pelo primeiro-secretário na Embaixada do Chile, Jaime Cortés-Monroy Rojas, e pela diretora do CGEE, Regina Silverio.

Serão assuntos da mesa, por exemplo, políticas públicas; modelos de governança e gerenciamento dos recursos hídricos; coordenação de tecnologias para abordar a falta de água e risco hídrico; soluções com base na natureza; e modelos financeiros para subsidiar projetos relacionados à questões hídricas.

Participam dos debates a subgerente de Sustentabilidade da Fundación Chile (FCh), Ulrike Broschek; a chefe de Projetos e Cenários Hídricos da FCh, Paola Matus Lizana; e o chefe do Projeto Reutilização de Águas Residuais da mesma fundação, Gerardo Díaz Moya.

Também farão apresentações no evento os assessores técnicos do CGEE, Adriana Badaró e Marcelo Paiva; o professor de engenharia civil e de engenharia ambiental da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Valmir Pedrosa; e representante da Agência Nacional de Águas (ANA).

Dando continuidade às discussões da programação, os participantes farão visitas, na terça-feira (13), às sedes da ANA e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), com o objetivo de trocar experiências com os especialistas das instituições.

Octi

Antecipando a mesa, ocorrerá uma reunião de trabalho entre as equipes da FCh e do CGEE. Na ocasião, serão apresentadas as ações do Observatório de Ciência, Tecnologia e Inovação (Octi), desenvolvido pelo Centro, no âmbito dos recursos hídricos. A iniciativa visa a integrar as atividades de monitoramento e análise em ciência, tecnologia e inovação (CT&I) vigentes no Centro. O observatório busca, ainda, subsidiar tomadas de decisão governamentais, formular e avaliar programas e políticas no âmbito da CT&I.

O Octi está elaborando um estudo temático sobre recursos hídricos no País, com base em um mapeamento de desafios estratégicos apontados por atores do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI). Participam desse grupo, por exemplo, membros da academia, do setor industrial, do governo e da sociedade em geral. 

Além disso, o Octi desenvolve uma super-rede para reunir informações relacionadas ao tema de desafios hídricos, com acesso a dados como bolsas de financiamento, citações acadêmicas, registros de patentes e possíveis atuações em desafios dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).