Notícias

Voltar

Enap inicia Programa Executivo de Competências para Liderança

Parceria

Enap inicia Programa Executivo de Competências para Liderança

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) deu início, ontem (24), com um ciclo de palestras, ao Programa Executivo de Competências para Liderança. A iniciativa é resultado de uma parceria com a Universidade de Indiana para promover aos estudantes de ambas instituições de ensino experiência com planejamento de políticas públicas, por meio de um intercâmbio. O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) está entre as instituições escolhidas para receber os alunos da universidade estadunidense para um estágio previsto pelo curso.

No evento, a assessora técnica do Centro, Mayra Juruá, apresentou o CGEE, os métodos e ferramentas que o Centro usa e a forma de gerar subsídios para políticas públicas. Os outros órgãos selecionados também tiveram representantes para apresentar suas instituições. São elas: Ministério de Minas e Energia (MME), Ministério do Meio Ambiente (MMA), Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Governo do Distrito Federal (GDF) e Ministério da Educação (MEC). 

O Centro recebe um dos estudantes da Universidade de Indiana, que colaborará nas atividades da casa, sob a supervisão de Juruá, durante 7 semanas, período de duração do intercâmbio. A assessora técnica ressaltou a importância de receber esses alunos, que podem trazer novos pontos de vista para o processo e para as formas de pensar o designde políticas. 

“Ao participar desse programa com a Enap temos uma oportunidade de trocar experiências com os diversos atores envolvidos, como os ministérios. É um intercâmbio de informações entre o conjunto de alunos e o Centro”, destacou Juruá. 

Programa 

O Programa Executivo de Competências para Liderança é um programa intensivo de educação executiva formatado para prover aos participantes treinamento avançado e instrumental para o desenvolvimento de competências para o exercício da liderança, explorando novas ideias e métodos para lidar com o contexto de transformações e atuar de forma inovadora e efetiva na implementação e gestão de políticas públicas. 

O curso é fruto da parceria da Enap com a Escola de Política e Gestão Pública e Ambiental da Universidade de Indiana/EUA (SPEA) e pretende ampliar a capacidade de atuação de lideranças em organizações públicas. Serão abordados os seguintes temas: significado de liderança; motivação e empoderamento; liderando mudanças; estratégias de comunicação para liderança; liderando diferentes gerações; resolução de conflitos e negociação.



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.