Notícias

Voltar

Encontro internacional

Desertificação

Encontro internacional

O Brasil vai sediar a 2ª Conferência Científica da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação (UNCCD), na cidade de Fortaleza (CE), entre os dias 4 e 7 de fevereiro de 2013. O evento tem como objetivo reunir acadêmicos, políticos, atores da sociedade civil e dos setores privados para incluir nas agendas de projetos ambientais as questões da Desertificação, Degradação da Terra e a Seca (DLDD). O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) vai ser a instituição brasileira encarregada do processo de organização e articulação com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Ministério do Meio Ambiente (MMA), Governo do Ceará e com a Secretaria Executiva da UNCCD.

“Espera-se que os resultados possam ajudar na melhoria de políticas nacionais e internacionais”, diz Antonio Magalhães, assessor técnico do CGEE e presidente do Comitê de Organização da Conferência e do Comitê Cientifíco da UNCCD. Sob o foco principal "Avaliação econômica da desertificação, gestão sustentável da terra e resiliência de zonas áridas, semiáridas e subsumidas secas”, a conferência deve ser dividida em dois temas: Impactos econômicos e sociais da desertificação a degradação do solo e seca e custos e benefícios das políticas e práticas abordando a desertificação, degradação da terra e da seca. Durante o evento serão desenvolvidas atividades como workshops, apresentações de resumos, oficinas, vídeos, cartazes, exposições de inovação, excursões e mesas redondas.

As questões que envolvem Desertificação, Degradação da Terra e a Seca - as chamadas DLDD -ainda não estão devidamente incluídas e tratadas nas agendas atuais do setor político e privado em nível global, nacional e local. Por isso, a conferência irá reforçar a importância do tema no intuito de aumentar a conscientização sobre os efeitos e custos benefícios que as decisões relacionadas à gestão da terra e ecossistemas têm nessas regiões.

A conferência pretende fornecer também orientações aos governos e atores não governamentais sobre como eles podem, juntos, inverter as atuais tendências DLDD, apoiar os países e as comunidades afetadas para melhorar suas práticas de gerenciamento da terra e aumento de resiliência, propriedade que alguns materiais possuem de acumular energia quando exigidos ou ocorrer ruptura quando estão submetidos a estresse. Para saber mais sobre a conferência, visite a página http://2sc.unccd.int/home/.

Call for abstracts
O comitê científico da UNCCD está recebendo propostas de contribuições a serem incluídas na programação da conferência. As contribuições podem ser em forma de apresentação oral, pôster, sessão especial ou workshop. Para saber como enviar propostas, clique aqui.



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.