Notícias

Voltar

CGEE promove Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis em evento na Índia

Cidades sustentáveis

CGEE promove Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis em evento na Índia

O 2º Encontro Anual da Plataforma Global para Cidades Sustentáveis (GPSC, na sigla em inglês), se encerrou, na semana passada, em Nova Déli, na Índia, promovendo um grande debate sobre “Inovação e soluções inteligentes para a sustentabilidade urbana”. O evento contou com a participação do diretor do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Antônio Carlos Filgueira Galvão.

Na ocasião, ele participou do painel “Como as cidades aproveitam o poder dos dados para uma melhor gestão urbana”, apresentando a plataforma Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis, a ser desenvolvida pelo CGEE, no âmbito do projeto financiado pelo Global Environment Facility (GEF)

“O CGEE está no centro do componente brasileiro desse projeto global, desenvolvendo um observatório que vai se beneficiar do que já fazemos em termos de inteligência estratégica para apoiar a evolução urbana do Brasil”, destaca Galvão sobre o projeto do observatório, que encabeçou a apresentação "Políticas urbanas baseadas em dados no Brasil: o papel de um observatório para cidades sustentáveis e alguns exemplos”.

O diretor ressaltou ainda que o CGEE deve começar a trabalhar no desenvolvimento de uma base de dados capaz de gerar subsídios para os dois experimentos piloto, Brasília e Recife, e de criar uma referência apta a replicar as ideias para outras cidades e contextos urbanos brasileiros.

Plataforma 

Organizada pelo Banco Mundial e apoiada pelo GEF, a GPSC trabalha com líderes e profissionais do mundo todo no desenvolvimento de soluções para o crescimento urbano sustentável, apoiando as cidades em seus esforços para adotar uma abordagem integrada para planejamento e financiamento urbano.

Observatório 

O Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis é uma plataforma de conhecimento, a ser desenvolvida pelo CGEE, que consiste em um ambiente digital que vai propor soluções para os desafios nos ambientes urbanos no contexto brasileiro em temas como energia, moradia e água. O projeto é realizado em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

 



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.