Notícias

Voltar

Enfar debate a ciência, tecnologia e inovação, participação social e saúde em conferência livre

5CNCTI

Enfar debate a ciência, tecnologia e inovação, participação social e saúde em conferência livre

  Reprodução
    
 

 

No último dia 12, no auditório da Fiocruz, em Brasília (Df), foi realizada a Conferência Livre “Ciência, Tecnologia e Inovação, Participação Social e Saúde”. O encontro faz parte das reuniões preparatórias para a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (5CNCTI), que acontecerá de 4 a 6 de junho, na capital federal.

A Conferência Livre foi uma iniciativa do Projeto Integra composto pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), pelo Instituto Escola Nacional dos Farmacêuticos (Enfar), com o apoio da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas/Brasil) e da Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar). A Secretaria Nacional de Participação Social da Presidência da República também integra institucionalmente a atividade.  

Na mesa de abertura, a coordenadora geral do Instituto Enfar, Silvana Nair, agradeceu a presença de todos frisando a experiência, o reconhecimento, a vivência e as expectativas para com a área de ciência e tecnologia. “O setor precisa ser uma política sólida e concreta para atender as expectativas, necessidades e o desenvolvimento do país. Esta conferência surge a partir do projeto Integra, que há mais de 3 anos desenvolve atividades para as políticas de saúde no Brasil”, disse. 

A diretora da Fiocruz Brasília, Fabiana Damásio, reforçou o papel da fundação para o desenvolvimento das ações que fortaleçam a participação da instituição na saúde do Brasil. “Se ela tinha um peso, agora mais ainda”, disse citando a conferência de saúde. De acordo com a assessora da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) em Brasília, Julieta Palmeira, que no evento representou a ministra da Ciência, Tecnologia er Inovação, Luciana Santos, a 5CNCTI dá valor ao processo de mobilização nacional para um novo projeto de desenvolvimento no Brasil. “A 5ª Conferência está vinculada a uma discussão com base na inovação e no significado dela. Mas o aspecto fundamental é cuidar das pessoas”, lembrou. 

Também participou do encontro o secretário Nacional de Participação Social da Presidência da República, Renato Simões. Ele representou o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo. Para ele, o projeto em discussão só será possível com força política e social. “Desejamos que esta conferência seja um marco dessa aliança entre o  sistema CT&I com a construção de um Brasil onde nós tenhamos frutos de desenvolvimento repartidos entre o conjunto do nosso povo”, observou. 

A chefe da Assessoria de Participação Social e Diversidade do MCTI, Elisangela Lizardo de Oliveira, marcou presença na mesa de debate 1: Participação social na Política de Ciência, Tecnologia & Inovação. Ainda houve discussão sobre o tema a Ciência e Tecnologia como produtor de direitos: o SUS como exemplo.