Notícias

Voltar

Especialista visitante

Terça estratégica

Especialista visitante

Eduardo Couto e Silva é o novo especialista visitante do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE). Graduado em física na Universidade de Brasília (UnB), ele teve seu mestrado, doutorado e pós-doutorado nos Estados Unidos e na Suíça, se tornando um profundo conhecedor em física de partículas. Ele voltou ao Brasil após 21 anos vivendo no exterior para trabalhar na área de planejamento em ciência, tecnologia e inovação (CT&I) do CGEE.

Em um bate-papo com colaboradores do Centro, o físico contou toda sua trajetória, marcando principalmente os momentos em que trabalhou com projetos científicos ligados aos aceleradores de partículas e à astrofísica. “Conhecemos pouco sobre o universo. Sabemos apenas que está se expandido por uma energia escura, que não entendemos como funciona”, explica o especialista, mostrando como seus projetos estão interligados.

Eduardo Couto trabalhou no Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (Cern), passando depois pelo Laboratório Nacional da Universidade de Stanford, na Califórnia, Estados Unidos, onde cooperou com a construção e lançamento do Telescópio Fermi que irá observar grande parte do universo e detectar raios gama na tentativa de explicar a composição da matéria escura. De acordo com Eduardo, os projetos desenvolvidos nas instituições foram importantes na formação pessoal dele. Ele aprendeu a lidar com o planejamento a longo prazo e a respeitar as diferenças entre culturas de diversos países.

Por fim, ele explicou o motivo de ter voltado ao Brasil para trabalhar no CGEE. Ele afirma que, na última década, o cenário brasileiro de CT&I evoluiu positivamente na questão de financiamentos e políticas públicas. Apesar de ser cientista, Eduardo afirma ter se dedicado na elaboração de estratégias e planejamento nos últimos tempos e reforça que o CGEE é referência em planejamento estratégico para CT&I. “Nem sempre podemos ajudar na parte técnica, mas com estratégias sempre é possível”, diz o doutor.



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.