Notícias

Voltar

Estados, municípios e FAPs oferecem contribuições à Política Nacional de Inovação

PNI

Estados, municípios e FAPs oferecem contribuições à Política Nacional de Inovação

O projeto de elaboração da Política Nacional de Inovação deu mais um passo na manhã desta quarta-feira (2). A terceira oficina com atores-chave da inovação no Brasil reuniu representantes de Estados, municípios e Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) no Sebrae Lab, em Brasília (DF), para discutir desafios e propor caminhos para a inovação no País.

Durante a abertura do evento, o assessor técnico do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) - instituição responsável pela condução do projeto -, Mario Henrique Lima, esclareceu que a equipe envolvida no projeto que vai oferecer subsídios para a política nacional classificou os desafios da inovação em oito categorias: visão empreendedora;  capital para inovar; viabilização de bases tecnológicas; talentos; cultura de inovação; governança e colaboração; mercado e concorrência; e segurança jurídica.

Na oficina com Estados, municípios e FAPs, os assuntos foram governança e colaboração; e talentos. Sobre o primeiro tema, Lima explicou que o objetivo era discutir como uma política pública pode facilitar a relação entre a governança e a colaboração e, dessa forma, acelerar o avanço da inovação no País. “Quisemos entender como os Estados e municípios podem se apoiar em uma política nacional para dar ainda mais capilaridade à inovação", afirma. 

Para aquecer as discussões sobre governança e colaboração, os presentes contaram com apresentações do ex-presidente da Escola Brasileira de Administração Pública (Enap) e professor da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (FGV Ebape), Francisco Gaetani. O outro expoente sobre o assunto foi o gerente de Relações Institucionais da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp),  Horacio Aragonés Forjaz, que falou sobre o papel das FAPs na inovação.

De acordo com Mario Henrique Lima, a discussão sobre talentos trata-se de outro pilar essencial para que a inovação ocorra. “A ideia era abordar, junto a esse público, como a política pode cobrir o gap que o Brasil tem em termos de talentos e trazer elementos para que esse cenário melhore”. O convidado para falar sobre o tema foi Ricardo Fernandes, da Neoway.