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Abertas as inscrições para a maior competição internacional de comunicação científica

British Council

Abertas as inscrições para a maior competição internacional de comunicação científica

As inscrições brasileiras para participar do FameLab, a maior competição internacional de comunicação científica do mundo, estão abertas até o dia 28 de fevereiro. O evento, organizado pelo British Council, acontece em 32 países simultaneamente. A etapa da semifinal brasileira ocorrerá em abril, com a participação de pesquisadores de todas as regiões do País e o finalista será levado até a Inglaterra, com tudo pago, para a disputa mundial.

Para se inscrever, o candidato deve produzir um vídeo de três minutos, sem edição e sem apoio de dispositivo eletrônico, explicando um conceito científico ou tecnológico e abordando a sua importância na vida cotidiano. O vídeo deve ser feito em duas versões, em inglês e em português, e enviado pelo site www.famelab.com.br.

O edital com as regras do concurso também está disponível no site. “De forma geral, podem participar pessoas que têm paixão pela ciência, com nível mínimo de mestrado nas áreas de ciências da vida ou ciências exatas, tecnológicas e engenharia. Estas áreas essenciais para a inovação”, afirma o diretor presidente do British Council, Martin Dowle.

Os autores dos 30 melhores vídeos ganharão passagem e estadia para ficar de 23 a 27 de abril no Rio de Janeiro (RJ), onde serão treinados por um especialista britânico da comunicação para se apresentarem ao vivo no Museu do Amanhã diante de um comitê avaliador e convidados.

Ao final, serão selecionados dez candidatos, que passarão por outra etapa de treinamento e farão uma nova apresentação para concorrer ao grande prêmio: uma viagem para disputar as finais no Reino Unido, durante o Festival de Ciência de Cheltenham, que acontece de 4 a 10 de junho, na Inglaterra.

O objetivo do concurso é promover a aproximação entre cientistas e o público em geral, por meio da contextualização e abordagem de temas científicos no dia a dia da sociedade, além de incentivar o desenvolvimento de competências em comunicação, em especial a habilidade oral. No Brasil, a iniciativa conta com a parceria do Museu do Amanhã, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).



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