Notícias

Voltar

Estudo destaca contribuição das CHSSALLA para o desenvolvimento científico e tecnológico nacional

CHSSALLA

Estudo destaca contribuição das CHSSALLA para o desenvolvimento científico e tecnológico nacional

Os resultados parciais do projeto Diagnóstico das Ciências Humanas, Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes (CHSSALLA) foram apresentados, na terça-feira (23), durante a programação da 71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O evento segue até o próximo sábado (27), na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
 
A iniciativa, desenvolvida pelo CGEE, foi uma demanda do Fórum de Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas (FCHSSA) e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). O objetivo é construir um panorama e um diagnóstico das CHSSALLA para aprimorar políticas públicas; e destacar a sua contribuição para o desenvolvimento científico e tecnológico nacional.

O estudo foi apresentado na reunião da SBPC por convite do FCHSSA, que dedicou uma de suas sessões ao projeto. O foco da iniciativa foram os professores doutores de programas de pós-graduação e os pesquisadores que defenderam suas teses no período entre 2006 e 2016. De acordo com os dados divulgados, a maioria dos doutores dessas áreas tem emprego formal. A educação é o principal setor para os profissionais das CHSSALLA (80% do total de empregos), sendo seguida pela administração pública (10%).

Segundo o levantamento, de 2006 a 2016 foi registrado um crescimento de mais de 48 mil doutores titulados em todas as áreas do grupo. Em 2016, ainda, o País contava com mais de 28 mil docentes nessas disciplinas. A participação das CHSSALLA no número de professores de pós-graduação representa, em média, 30% do total nacional. A pesquisa também mostra que existe potencial de cooperação interdisciplinar nos principais temas analisados.

"O resultado contribuiu para evidenciar que temos produção científica nacional acumulada nas CHSSALLA, em todos os temas elencados na Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação", destaca a coordenadora da iniciativa pelo CGEE e responsável pela apresentação dos resultados, Mayra Juruá. 

A diretora do Departamento de Infraestrutura de Pesquisa e Políticas de Formação e Educação em Ciência (DEPPE/MCTIC), Maria Zaira Turchi, esteve presente no evento e ressaltou a importância do projeto. "Esse conjunto de instituições que está aqui, que constitui o FCHSSA, idealizou e levou essa demanda ao MCTIC, buscando no CGEE toda a competência para fazer esse trabalho de fôlego, que traz uma série de dados e indicadores, nos permitindo análises importantes."

Informações sobre o projeto CHSSALLA podem ser obtidas neste link.