Notícias

Voltar

Estudos do CGEE são apresentados no Enprop 2017

Enprop

Estudos do CGEE são apresentados no Enprop 2017

O diretor do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Antônio Carlos Filgueira Galvão, participa do XXXIII Encontro Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Enprop 2017), que acontece do dia 22 a 24 de novembro, no Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa (PB). Neste ano, o tema do encontro é “Impacto da Pesquisa e Pós-Graduação na Sociedade”

Galvão integra as atividades do evento nos dias 22 e 24. Ontem (22), o diretor apresentou no painel “Lançamentos de Estudos e Pesquisas”, os projetos do Centro: “A formação de novos quadros para CT&I: a trajetória profissional dos egressos do programa PIBIC”, “Mestres e Doutores 2015: estudo da demografia da base técnico científica brasileira” e “Secas no Brasil: política e gestão proativas”.

Houve ainda a apresentação das pesquisas do CGEE “Estudos da Agência Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação” e “Egressos da Pós-Graduação”, realizada pelo representante da Diretoria de Avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), André Brasil.

Nesta sexta, Galvão é um dos conferencistas no Painel IV: Agenda Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação, juntamente com o presidente da Comissão de Acompanhamento do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG), Jorge Audy e o representante da Diretoria de Avaliação da Capes, André Brasil. O presidente do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (FOPROP), Joviles Vitório Trevisol, coordena a mesa.

A conferência de abertura teve como tema “O impacto da pesquisa e da pós-graduação na sociedade”. Na ocasião, o professor José Fernandes Lima, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), utilizou dados da pesquisa do CGEE “Percepção pública da Ciência e Tecnologia no Brasil 2015”. Para realizar esse estudo, o Centro ouviu cerca de 2 mil jovens e adultos, em todas as regiões do país, sobre aspectos como: interesse pertinente à C&T; opinião e respeito de cientistas; papel da C&T na sociedade; entre outros. De maneira geral, a pesquisa mostra que os brasileiros têm uma atitude positiva a em relação à importância da CT&I.

A mesa contou ainda com a participação do presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Mario Borges Neto e do presidente da Capes, Abílio Baeta Neves. Apesar dos dados otimistas divulgados pelo estudo do CGEE, Baeta destacou, durante a apresentação, que, talvez, a pesquisa no país seja considerada, ainda, uma agenda para os próprios pesquisadores e não para a sociedade.

“Os pesquisadores defendem algo central pensando nos interesses da sociedade, mas, a partir do momento que a sociedade não entende o propósito, ela não apoia. Para que haja essa aproximação, é preciso que seja discutido um grande número de fatores relacionados também à cultura brasileira”, afirmou.

O Enprop ocorre anualmente em alguma região do país. Neste ano, o Nordeste foi escolhido. O evento conta com a participação de gestores das instituições de ensino superior de todo o país e dos diversos segmentos que se dedicam regularmente à pesquisa, à inovação e à pós-graduação, além de gestores ministeriais, dirigentes das agências de fomento, pesquisadores renomados e convidados. 

 



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.