Notícias

Voltar

Evento do Unossc e do CGEE paralelo ao Bapa+40 é realizado na Argentina

Sustentabilidade

Evento do Unossc e do CGEE paralelo ao Bapa+40 é realizado na Argentina

O evento “Oportunidades e desafios da Cooperação Sul-Sul em bioeconomia, à luz do acordo de Paris e da Agenda 2030”, organizado pelo Escritório das Nações Unidas para a Cooperação Sul-Sul (Unossc) e pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), foi realizado no dia 18, em Buenos Aires, na Argentina. Entre os participantes, líderes de governo de diversos países, representantes de instituições de pesquisa e de organizações não governamentais.

A iniciativa é um evento paralelo à “Segunda conferência de alto nível das Nações Unidas sobre a Cooperação Sul-Sul – Bapa+40”. Dentre as discussões, foram destacados temas como a diferença entre economia circular e bioeconomia, as suas contribuições econômicas, sociais e ambientais e o papel dos direitos de propriedade intelectual relacionados à inovação, no contexto da cooperação entre países em desenvolvimento, ou cooperação Sul-Sul (CSS).

O assessor técnico do CGEE, Marcelo Poppe, abriu a mesa reconhecendo o suporte do governo argentino à proposta. Em seguida, fez uma introdução sobre os trabalhos do Centro em áreas de pesquisa, análises de tendência, avaliações de risco, entre outros. Ele reiterou, ainda, como a cooperação pode colaborar com os objetivos da Agenda 2030 e pontuou os principais objetivos da agenda a serem contemplados. 

Os organizadores do evento realizaram uma pesquisa entre os participantes sobre o tema bioeconomia e a CSS. As suas respostas irão contribuir com uma publicação que será lançada durante 25ª edição da Conferência das Partes (COP 25) da Convenção do Clima.

Entre os participantes, estiveram: o diretor do Unossc, Jorge Chediek; o embaixador do Brasil na Argentina, Sérgio Danese; o secretário de Alimentos e Bioeconomia do Ministério da Agroindústria da Argentina, André Murchison; o diretor nacional do Departamento de Programas em Desenvolvimento Científico do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Fábio Larotonda; o coordenador do grupo de pesquisa em bioenergia do Instituto de Energia e Meio-ambiente da Universidade de São Paulo (USP), Suani Coelho. 

 

Bapa+40

 

Dos dias 20 a 22 deste mês, ocorre o encontro da Bapa+40, também na capital argentina. Dessa vez, o tema do evento é “O papel da cooperação Sul-Sul na implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável: desafios e oportunidades”, com o objetivo de revisar o Plano de Ações de Buenos Aires, que completa 40 anos, e discutir novas estratégias de implementação da Agenda 2030. O CGEE é uma das sete instituições brasileiras representadas na ocasião.

 

(Com informações do Unossc)