Notícias

Voltar

Evento internacional discutirá o futuro das cidades brasileiras sob a perspectiva das Especializações Inteligentes

Workshop

Evento internacional discutirá o futuro das cidades brasileiras sob a perspectiva das Especializações Inteligentes

No dia 16 de novembro, Brasília sediará o Workshop “Especializações Inteligentes: Desafios e Oportunidades para Políticas Regionais de Inovação”. O evento contará com a presença de Dominique Foray, professor catedrático de Economia e Gestão da Inovação pela École Polytechnique Fédérale de Lausanne, o primeiro a utilizar o termo Especializações Inteligentes no mundo.

As Estratégias de Pesquisa e Inovação para Especialização Inteligente (em inglês, Research and Innovation Strategies for Smart Especialization – RIS3) é um método que vem sendo utilizado na União Europeia, há mais de uma década, para fortalecer as regiões e desenvolver setores específicos da atividade econômica mediante a introdução de inovações.

O método valoriza as vantagens competitivas e o potencial inovador específico das regiões, estimulando o investimento privado e o envolvimento de atores centrais da sociedade, permitindo, assim, o direcionamento adequado das políticas públicas e dos investimentos públicos em prioridades corretamente identificadas.

Além da presença do professor Dominique Foray, o evento contará com palestras de vários especialistas na temática. Entre os palestrantes previstos estão Javier Gomez, do Joint Research Centre, da União Europeia, que contará as experiências e as lições aprendidas das Especializações Inteligentes na Europa; o professor Hugo Pinto e a Secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, Lúcia Melo, que detalharão a experiência com as Especializações Inteligentes em Pernambuco, no âmbito do Projeto RIS3-PE; e os professores Paulo Egler e Neantro Rivano, com o projeto Brasília 2060, que também utiliza o método no DF. Cabe ressaltar que o evento é uma atividade de um projeto sobre Especializações Inteligentes, apoiado pelo Programa dos Diálogos Setoriais UE-Brasil.

O workshop é uma realização conjunta entre o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), o Ministério da Integração Nacional e o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). São apoiadores do evento o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Programa dos Diálogos Setoriais, o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, o Ministério das Relações Exteriores, o Governo Federal e a União Europeia (DG REGIO e Delbra).

 

Serviço:

Workshop “Especializações Inteligentes: Desafios e Oportunidades para Políticas Regionais de Inovação”.

Local: Auditório do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Endereço: SHIS QI 1 Conjunto B - Blocos A, B, C e D - Lago Sul - Brasília/DF - Cep: 71605-001.

Data: 16 de novembro de 2017.

Horário: 9h às 18h.

Inscrições gratuitas pelo e-mail especializacoesinteligentes@gmail.com.

Mais informações: (61) 3217-6365.



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.