Notícias

SBPC

FMC

Os preparativos para o Fórum Mundial de Ciência foram tema de uma sessão especial, realizada ontem (23), no Recife (PE), durante a 65ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O encontro contou com a participação do ministro da CT&I, Marco Antonio Raupp, do secretário executivo do MCTI, Luis Antonio Elias, e dos presidentes da SBPC e da ABC, Helena Nader e Jacob Palis, respectivamente.

Na ocasião, Raupp falou sobre a importância dos encontros preparatórios realizados desde agosto do ano passado em várias capitais brasileiras. Os debates ocorreram em São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Manaus (AM), Salvador (BA), Recife (PE) e Porto Alegre (RS). O ciclo ainda terá um evento em Brasília (DF), no próximo mês.

As sete edições tiveram quatro temas transversais em comum: educação em ciência; difusão e acesso ao conhecimento e interesse social; ética na ciência; e desenvolvimento sustentável e inclusivo. O CGEE é uma das entidades que fazem parte da Comissão Executiva Nacional dos Encontros Preparatórios.

“Essa reunião tem o propósito de fazer avaliações desse movimento de mobilizações, dos apoios conseguidos e de como se encaminha a situação para a realização da reunião em novembro e para que ela tenha o maior impacto possível no desenvolvimento da ciência brasileira”, afirmou o ministro.

O secretário executivo do MCTI, Luis Antonio Elias, relatou as conclusões dos encontros organizados até então. De acordo com ele, o ministério espera chegar ao fórum mundial com uma declaração fruto dos eventos preparatórios que reflita a realidade brasileira atual. O CGEE é responsável pela elaboração do documento. Para isso, o Centro criou uma comissão de redação com membros da organização de todos os encontros que antecederam o fórum e da Comissão Executiva Nacional.

“Nós pretendemos levar um texto que fale sobre o momento que a ciência vive, a oportunidade que ela tem para corrigir as desigualdades regionais e, por outro lado, para perceber a cooperação intrarregional como um elemento inclusivo e decisivo para a América Latina”, destacou.

A presidente da SBPC, Helena Nader, ressaltou a importância dos encontros preparatórios, realizados em “diferentes rincões”. Ela também agradeceu o papel do CGEE no processo de organização participativa. “Para nós do Brasil, além de o evento acontecer no Rio de Janeiro, o grande impacto foi tornar o fórum conhecido por toda a comunidade científica nacional”, disse.



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.