Notícias

Voltar

Fármacos no Brasil

OFICINA

Fármacos no Brasil

Presidente do CGEE, Mariano Laplane, fala aos convidados

Durante toda a quarta-feira, dia 29/02, o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) se engajou na discussão de questões balizadoras sobre o setor de fármacos no país. A oficina faz parte das atividades do projeto “Fármacos Estratégicos: Análise da Capacitação Tecnológica e Produtiva da Indústria Nacional" que se iniciou no segundo semestre de 2011 e tem previsão de término para junho deste ano. A ação busca realizar um estudo aprofundado sobre as dinâmicas de importação e exportação de fármacos nos últimos cinco anos, criando subsídios para que o governo possa implementar o setor e torná-lo competitivo.

A coordenadora do estudo pelo CGEE, Ione Egler, iniciou o evento afirmando que a diversidade dos convidados faz parte do intuito de obter diferentes perspectivas. A especialista apresentou os três eixos sobre o setor que incentivaram a discussão: balança comercial, tendências tecnológicas e políticas públicas.

Ao longo do evento, os convidados sinalizaram diversos gargalos no setor de fármacos, como a necessidade de implementar a capacitação pessoal de envolvidos com a área, além de levar a inovação que nasce em universidades e institutos para as empresas. João Batista Calixto, representante da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), comentou sobre a diminuição da importação de medicamentos por meio da implementação da produção brasileira, e explicou que o país é capaz de fazer esses medicamentos, “mas precisamos de anos de investimento e de conscientização”. Segundo ele, a “empresa precisa entender que não adianta ficar rica enquanto o país está pobre”.

A partir desse evento, a expectativa é realizar uma série de entrevistas entre representantes da academia, indústria e governo para compreender a realidade atual e as apostas do futuro.



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.