Notícias

Voltar

Gestão de riscos e desastres é tema de webinar realizado pela Sedec/MDR e Banco Mundial

Política Nacional de Proteção e Defesa Civil

Gestão de riscos e desastres é tema de webinar realizado pela Sedec/MDR e Banco Mundial

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério do Desenvolvimento Regional (Sedec/MDR) e o Banco Mundial promoveram, na manhã de hoje (27), o webinar “Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil: gestão de riscos e desastres”. Com o apoio do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), o encontro online reuniu mais de 350 espectadores na discussão. 

O webinar prevê a elaboração participativa do Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil. O público-alvo são os órgãos federais que atuam, na sua esfera de competência, com gestão de riscos e de desastres, independentemente do tipo de ação, como, por exemplo, obras, estudos, articulações, capacitações, atendimentos, entre outros.

Representando o Banco Mundial, o especialista em Gestão de Risco de Desastres, Frederico Pedroso, iniciou a apresentação explicando o trabalho realizado pelo banco nesse setor. “A visão que temos é de promover uma agenda que seja mais sustentável na gestão de risco de desastres, sem que o país sofra com perdas econômicas ou prejuízos sociais. Uma das formas de se trabalhar, que é disseminada pela nossa equipe em todo mundo e que foi replicado no Brasil, é a partir de cinco pilares: identificação do risco, redução do risco, preparação adequada, proteção financeira e reconstrução resiliente”, afirmou. 

O consultor do Banco Mundial, Rafael Schadeck, apresentou os resultados de um relatório que identificou mais de 64 mil riscos em um período de 25 anos, sistematizando informações da Sedec e avaliando, principalmente, os prejuízos financeiros. “O relatório tem que ser entendido como uma primeira visão que vai nortear e indicar problemas que precisam ser examinados mais a fundo”, destaca Schadeck. A apresentação do Banco Mundial está disponível online e pode ser acessada por meio deste link. 

Em sequência, o secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves, ressaltou a importância da elaboração participativa do plano. “A Defesa Civil não é um órgão, mas uma política intersetorial que envolve os órgãos públicos. Todos eles devem se enxergar como participantes de ações de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação, dentro das suas atribuições institucionais, para a gestão integral do risco e do desastre”, disse. 

O secretário afirmou que o plano deve ser compatível à realidade do País. “Precisamos fazer uma avaliação de como nós estamos para que a gente avance passos compatíveis com a nossa maturidade institucional. Não é só se enxergar no sistema de proteção e defesa civil, mas entender o seu papel nas ações”, considerou. 

O webinar está disponível para acesso no canal do YouTube do CGEE. Assista: https://www.youtube.com/watch?v=xCHqffIDMFM&feature=youtu.be