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Gestão Estratégica da Finep
LANÇAMENTO
Gestão Estratégica da Finep
No dia 1º de outubro, cerca de 150 pessoas se reuniram no Espaço Cultural da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) para conhecer os resultados do Plano de Gestão Estratégica (PGE) da Agência, iniciado em maio de 2008. A apresentação incluía a visão de futuro da empresa, o perfil de atuação, diretrizes, orientações e um roadmap estratégico com horizonte temporal até 2025.
Luis Fernandes, presidente da Finep, apresenta ao público os resultados do PGE |
A abertura do evento coube a Eliane Bahruth, superintendente da Área de Planejamento da Finep (Apla), seguida pelo diretor do CGEE, Antônio Carlos Galvão, que fez uma retrospectiva de todo o processo de construção do Plano e o entregou ao presidente da agência, Luis Fernandes. A apresentação da metodologia do roadmap estratégico esteve a cargo do assessor técnico do CGEE, Claudio Chauke. O diretor-executivo do Centro, Marcio Miranda, e o diretor Fernando Rizzo também estiveram presentes no lançamento.
“Transformar o Brasil por meio da inovação”, foi a visão de futuro da Finep definida pela equipe de elaboração do PGE. Sua missão, validada por funcionários, atores relevantes ligados à agência, equipe do CGEE e especialistas é a de “promover o desenvolvimento econômico e social do Brasil por meio do fomento público à Ciência, Tecnologia e Inovação em empresas, universidades, institutos tecnológicos e outras instituições públicas ou privadas”. Os cinco valores institucionais da agência foram estabelecidos como: visão estratégica, compromisso público, excelência na gestão, valorização da pessoa e atitude inovadora.
O PGE
O objetivo do Plano de Gestão Estratégica da Finep era produzir, por meio de análises e estudos, o conhecimento necessário para embasar a mudança organizacional pela qual passará a agência a partir do próximo ano, com uma visão estendida a 2013 e 2025. Os estudos que o CGEE realizou buscaram a identificação de tendências futuras e a avaliação do seu impacto em fomento, crédito e investimento - os três principais campos de atuação da Finep. As etapas de elaboração do PGE foram: Planejamento - quando houve a negociação da proposta e o lançamento do processo; a fase inicial - que incluía coleta dados e entrevistas; a fase de consolidação - diagnóstico e resultados finais; e a fase de comprometimento.
A visão de futuro da agência e o perfil de atuação foram definidos a partir da realização de estudos de futuros - que levam em conta os ambientes macroeconômico, político e de inovação, bem como a sua missão. O PGE ainda buscou fornecer elementos para a construção de um novo modelo de gestão e um plano de ação para a agência. Grupos Temáticos (GTs) com funcionários foram criados para mapear e discutir o presente e o futuro agência. Os GTs dedicaram-se á análise de temas como: ambiente de financiamento à inovação; modelo institucional; modelo de gestão; RH e cultura; gestão do conhecimento; imagem institucional e comunicação; infraestrutura e ambiente de trabalho.
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