Notícias

Voltar

Governo da Paraíba e CGEE lançam carteira de projetos do CDR Campina Grande

CDR

Governo da Paraíba e CGEE lançam carteira de projetos do CDR Campina Grande

O governo da Paraíba lançou, na manhã desta quinta-feira (25), a carteira de projetos do Centro de Desenvolvimento Regional (CDR) de Campina Grande. A cerimônia foi realizada no Palácio da Redenção, em João Pessoa, e contou com a presença do secretário executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) do governo do Estado, Claudio Furtado, e da assessora técnica do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) e coordenadora nacional do Programa CDR, Betina Ferraz. Desde 2017, o Centro, sob a coordenação da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (Sesu/MEC), desenvolve a experiência de instalação dos CDR em diferentes regiões do País.

A carteira de projetos do CDR Campina Grandeconta com sete propostas, deve receber um investimento estimado de R$ 3,6 milhõese foi lançada durante a cerimônia de 100 dias para Ciência, Tecnologia e Inovação do governo do Estado. Para Betina Ferraz, os sete projetos do CDR são “instigantes” e o programa já “nasce forte” no território paraibano.

“Este evento é importante dentro do marco dos 100 dias porque o governo da Paraíba abraça o CDR como oportunidade de implementação de uma agenda estratégica para o Estado. A ideia dos CDR é usar os conhecimentos existentes nas instituições de ensino superior e nos institutos de ciência e tecnologia para tratar os desafios do desenvolvimento nos territórios. A Paraíba é caracterizada por ser um celeiro de pessoas que pensam o Estado e a Nação brasileira”, afirma a coordenadora nacional do Programa CDR.

Ferraz também explica que a carteira e o programa, de modo geral, não apenas são compatíveis com o plano de governo do Estado, mas dialogam intimamente com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). “O CDR tem um pé na ciência e tecnologia e o outro na promoção do desenvolvimento sustentável. Esse desenvolvimento precisa ser inclusivo. Fazemos isso quando colocamos comunidades, poderes públicos e setores da economia para dialogar em torno de uma carteira conjunta.”

De acordo com Claudio Furtado, os sete projetos são focados especificamente na resolução de problemas das comunidades, associações e prefeituras da região. “Esses projetos se diferenciam por terem absorvido demandas apontadas pela sociedade. A partir dessas necessidades, foram mapeadas tecnologias desenvolvidas dentro dos nossos centros de pesquisa para resolver os problemas identificados. São projetos mais focados, com direcionamento, aplicabilidade e que trazem inovações produzidas pelas universidades para agregar melhorias ao índice de desenvolvimento, às capacidades locais e à vida das pessoas”, destaca.

Ainda segundo Furtado, o CGEE foi um “grande parceiro” na montagem do CDR Campina Grande e o projeto deve ser expandido na Paraíba. “Inicialmente, o CDR atende à região de Campina Grande, mas a ideia do governo do Estado é replicá-lo para outras localidades”, revela.

Sobre o Programa CDR

O Programa CDR é uma estratégia elaborada pelo CGEE e demandada pela Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (Sesu/MEC). A finalidade é articular as Instituições de Educação Superior (IES) e de CT&I na base do território para, em conjunto com os atores locais, definir estratégias e projetos inovadores para o desenvolvimento de suas respectivas regiões.

O objetivo é transformar o aparato técnico-científico das IES do Brasil em ativo do desenvolvimento. Atualmente, há cinco projetos-pilotos em atividade no Brasil: Campina Grande (PB), Sudoeste Paulista (SP), Região da Campanha (RS), Área Metropolitana de Brasília (DF/GO) e Triângulo Mineiro (MG).

A implementação de um CDR passa por três etapas: sensibilização, delimitação de alvos e construção da carteira de projetos. O CDR de Campina Grande concluiu esse processo e, agora, as propostas elaboradas estão prontas para receber investimentos e, dessa forma, resolver problemas práticos e promover melhoria nos índices de desenvolvimento e na qualidade de vida das populações.

O que é um CDR

Os CDR são estruturas montadas nas IES e que têm como missão aplicar a base técnica e científica no desenvolvimento regional, com a participação de unidades de ensino superior e de pesquisa. Com apoio da Sesu/MEC e de outras instituições dos sistemas de Educação e de CT&I das bases federal e estadual, o aparato científico e tecnológico regional experimenta as agendas de desenvolvimento, consolidadas em carteiras de projeto, como ocorreu no lançamento do CDR de Campina Grande nesta quinta-feira (25).