Notícias

Voltar

ICID+19

Conferência internacional

ICID+19

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) participou ativamente da ICID+19, que ocorreu entre os dias 26 e 29 de setembro e teve como objetivo debater a temática de clima, sustentabilidade e desenvolvimento nas regiões semiáridas. O encontro veio a ser um desdobramento da ICID+18, organizada pelo CGEE no ano passado na cidade de Fortaleza, no Ceará, e que reuniu mais de 2000 especialistas, lideranças e autoridades brasileiras e internacionais para discutir o tema. De menor escala, a ICID+19 aconteceu na região mais seca da Argentina, na província de Mendoza, que sofre com os efeitos do clima seco e da desertificação, como o Nordeste brasileiro.

Representante brasileiro a falar na abertura, membro da Frente Parlamentar de Defesa do Meio Ambiente, deputado Zequinha Sarney, ressaltou a importância de analisar a problemática relacionada diretamente com a pobreza em vastas regiões do mundo. Os temas transversais abordados na conferência incluem sustentabilidade, a luta contra a desertificação, a pobreza e as mudanças climáticas, especialmente nos países da América Latina.

O papel do CGEE como articulador contínuo do tema e produtor de estudos relacionados foi constantemente reconhecido no evento. O assessor técnico do Centro e coordenador-geral da ICID+18, Antônio Magalhães, participa do Comitê Científico Internacional, além de dois consultores - Betina Ferraz e José Roberto Lima.

Ainda relacionado ao tema de terras secas, desertificação e semiárido, o Centro assinou este mês um acordo de cooperação técnico-científico com a França, para aprofundar sua atuação na área e vai assinar, em outubro, uma parceria com os países africanos da região de Sahel. Esses países sofrem constantemente com o clima local (árido e semiárido) e poderão contar com os especialistas e estudos do CGEE para o desenvolvimento regional.

Para mais informações sobre o evento, consulte www.icid19.org.

(Com informações da assessoria de comunicação do Governo de Mendoza)



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.