Notícias

Voltar

Iclei e CGEE assinam parceria

Parceria

Iclei e CGEE assinam parceria

O Iclei – Governos Locais pela Sustentabilidade e o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) assinaram, nessa quarta-feira (11), em Brasília (DF), um memorando de entendimento. A parceria é no âmbito do Programa Urban By Nature, do Iclei, e do Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis (Oics), desenvolvido pelo Centro no âmbito do projeto CITinova, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

O programa e o observatório estão engajados na divulgação de conhecimento e no desenvolvimento de competências em soluções baseadas na natureza para a sustentabilidade no ambiente urbano. Nesse sentido, as instituições pretendem proporcionar aos governos, à sociedade civil e às empresas a oportunidade de criarem, conjuntamente, um futuro urbano resiliente e sustentável.

A solenidade ocorreu durante o 3º Seminário Internacional de Soluções Baseadas na Natureza (SbN), evento promovido pelo MCTIC, pelos Diálogos Setoriais União Europeia-Brasil e pelo CGEE. O Iclei é um dos parceiros dessa edição, que teve como tema “O desafio da água e as cidades”.

A diretora de Soluções Baseadas na Natureza, Infraestrutura Verde e Biodiversidade do Iclei Europa, Daniela Rizzi, destacou que considera a parceria como uma oportunidade de complementariedade para os projetos. “O observatório está levantando informações do que acontece Brasil afora, está criando um banco de dados e trabalhando com indicadores. Então, é uma contribuição gigantesca para as SbN no país”, afirmou. 

O presidente do CGEE, Marcio Miranda, ressaltou a importância da temática abordada pelas iniciativas. “O tema sustentabilidade dos processos produtivos transcende fronteiras. Todos nós somos, ao mesmo tempo, atores e receptores de políticas públicas”, disse. 

A gerente de Biodiversidade e Mudança do Clima, do Iclei América do Sul, Sophia Picarelli, afirmou que o acordo deve proporcionar resultados concretos para os projetos. “Enxergamos, de fato, essa possibilidade do observatório ancorar oficialmente essa agenda tão relevante das SbN, traduzindo isso cada vez mais para o contexto brasileiro e para toda essa diversidade regional”, lembrou.

A diretora do Centro, Regina Silverio, comentou sobre a relação das Soluções Baseadas na Natureza com áreas como a biotecnologia, a bioeconomia e o bionegócio. “O CGEE trabalha muito com estudos prospectivos e o observatório tem esse olhar de futuro”, destacou. 

O Iclei é uma associação global que integra governos locais e regionais comprometidos com o desenvolvimento urbano sustentável, estimulando políticas e ações sustentáveis. Por meio do Urban By Nature, são realizados webinars e workshops de capacitação, com foco no objetivo do programa de proporcionar a co-criação de um ambiente urbano sustentável.

O Oics, por sua vez, consiste em uma plataforma virtual que busca mapear e divulgar soluções urbanas inovadoras, contextualizadas ao território nacional. Elas são catalogadas nas áreas de água, resíduos sólidos, mobilidade, energia, ambiente construído e soluções baseadas na natureza.