Notícias

Voltar

Iclei Europa é novo parceiro do Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis

Oics

Iclei Europa é novo parceiro do Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis

O Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis (Oics), ação desenvolvida pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) no âmbito do projeto CITinova, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), conta, agora, com o apoio do Iclei - Governos Locais pela Sustentabilidade na Europa. O objetivo da parceria é promover o desenvolvimento de competências em Soluções Baseadas na Natureza (SBN).
 
O escritório do Iclei no Brasil e o CGEE já trabalham em colaboração e, no ano passado, as instituições firmaram um memorando de entendimento.  Agora, as três organizações concentram esforços para proporcionar aos governos, à sociedade civil e às empresas a oportunidade de criarem, conjuntamente, um futuro urbano resiliente e sustentável.
 
A atuação do Iclei no tema das SBN consiste no programa Urban by Nature. A iniciativa, no escopo do projeto Connecting Nature, promove workshops de capacitação, visando à apoiar o aproveitamento do potencial da natureza para o desenvolvimento urbano sustentável.
 
O CGEE, por sua vez, desenvolve a temática por meio do Oics. O observatório consiste em uma plataforma virtual que busca mapear e divulgar soluções sustentáveis inovadoras, contextualizadas ao território nacional, por meio de tipologias de cidades-região. As propostas mapeadas são classificadas nas áreas de água, resíduos sólidos, mobilidade, energia, ambiente construído e soluções baseadas na natureza.