Notícias

Voltar

Iesb e CGEE realizam o primeiro encontro do projeto Café com Design

Parceria

Iesb e CGEE realizam o primeiro encontro do projeto Café com Design

O coordenador de Design Gráfico e professor do Centro Universitário Iesb, Marco Lobo, deu início, ontem (23), ao primeiro encontro do ciclo de debates “Café com Design”, parceria do Iesb com o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE). A iniciativa tem como objetivo promover a gestão do design como uma ferramenta de inovação.

A diretora do CGEE, Regina Silverio, abriu o evento com uma apresentação sobre o professor que, dentre outras atividades, já trabalhou como assessor do Centro. Para a dirigente, a palestra proporcionou uma reflexão sobre o aspecto social do design. “Podemos olhar o viés do design na ciência e tecnologia e, obviamente, na inovação, observando o design como fator de transformação social”, afirmou. 

Lobo destacou como objetivos principais do encontro promover a compreensão dos conceitos de design; despertar uma reflexão critica em relação ao tema; indicar a importância do design como política pública; e analisar o design como transformador social.

Dentre os fundamentos, o professor apresentou o conceito da World Design Organization, que associa o design às éticas global, social e cultural, envolvendo as questões estética e semiológica. “O design tem ligação com a questão cultural”, destacou Lobo. “Quando projetamos algo culturalmente, é preciso entender quem são as pessoas envolvidas”, lembrou. 

No âmbito das políticas públicas, Lobo exemplificou que países como a Coreia do Sul, China e nações europeias têm relacionado o design diretamente a essas práticas. “É preciso trabalhar o design envolvendo o governo, as empresas, o público em geral  e os designers, a partir do tripé suporte a empresas, promoção de ações para o público e educação”.

Um dos programas governamentais que relacionam o design a políticas públicas citados pelo professor é o Design for Social Change, realizado na capital da Coreia do Sul, Seul. O projeto visa promover o design com foco no cidadão, buscando a melhoria da qualidade de vida. A iniciativa foi planejada em conjunto com a população, visando a harmonia, além do desenvolvimento; e priorizando o processo, não apenas os resultados. “Eles redesenharam a cidade com um plano diretor fundamentado no design,” informou Lobo.

No contexto brasileiro, o professor ressaltou que o design editorial do país é um dos mais reconhecidos internacionalmente. Ele apresentou, ainda, produtos inovadores elaborados no Brasil, como uma estação de tratamento de água doméstica, um barco movido a energia fotovoltáica e um totem solar.