Notícias

Voltar

II Simpósio Bertha Becker

Simpósio

II Simpósio Bertha Becker

O Simpósio é o segundo de um conjunto de três eventos que tem como objetivo revisitar a contribuição de Bertha Becker para a Região Amazônica. O evento dá sequência ao I Simpósio, denominado de Relações entre Ciência e Políticas Públicas: Propostas de Bertha Becker para o Desenvolvimento da Amazônia, realizado na sede do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em janeiro de 2013, no Rio.

Este segundo evento dialoga com a elaboração, em andamento, do Plano de Ciência, Tecnologia e Inovação para o desenvolvimento da Amazônia - PCTI/Amazônia, demanda oriunda dos representantes do Consecti e Confap da Região Norte ao MCTI, cuja elaboração está a cargo do CGEE.

O evento contou com a participação de vários especialistas de diferentes áreas do conhecimento e da CT&I para discutir políticas públicas para o desenvolvimento da Amazônia. O evento é composto por três painéis com temas correlatos à elaboração do PCTI/Amazônia.

A abertura do evento foi feita pelo secretário executivo do MCTI Luiz Antônio Rodrigues Elias, pelo presidente do CGEE Mariano Laplane, pelo diretor Antônio Carlos Galvão, e com participação da geógrafa Bertha Becker, professora emérita da UFRJ

O primeiro painel apresentou o tema "Como desenvolver uma moderna bioindústria a partir da Amazônia? Prioridades de P&D, gargalos institucionais e legais, empresas e inovação" e será coordenado por Mariano Laplane. Os palestrantes foram: Alberto Arruda da SECTI-PA, Daniel Sabará da Beraca e Carlos Nobre da SEPED/MCTI. Debateram Marcel Bursztyn do CDS/UNB e Tatiana Sá da EMBRAPA.

O segundo painel "Que infraestrutura de CT&I apoiar para o desenvolvimento da Amazônia: recursos humanos, instituições, facilidades de pesquisa", teve a coordenação de Fernando Rezende da FGV, e palestras de Nelson Simões da RNP, José Seixas Lourenço da UNIFOPA, Odenildo Sena da SECTAM e Consecti, e os debatedores Iguatemi Costa da Natura e Henrique Villa do CGEE.

Já o terceiro painel "Oportunidades e nichos de futuro baseados em contribuições da CT&I para o desenvolvimento regional inovador da Amazônia" contou com a mediação de Ariel Pares do MMA e palestras de Márcio Miranda do CGEE, Roberto Smeraldi da Amigos da Terra e Carlos Brandão da UFRJ e debate de Esther Bemerguy da SPI/MPOG.

O simpósio aconteceu na quinta feira, 7 de março, das 09h00 às 18h30, no espaço ELO do Edifício Corporate Financial Center, e foi transmitido ao vivo pelo site do CGEE.

(Por Heloíse Meneses)

Programação completa clique aqui



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.