Notícias

Voltar

IIASA

Bolsas pós-doutorado

IIASA

Foram prorrogadas até 15 de setembro as chamadas aos candidatos interessados em participar do processo de seleção para pós-doutorado no tema Managing Landslide Risk in Changing Land Use and Climate Conditions para o International Institute for Applied Systems Analysis (IIASA), localizado em Laxemburg, nos arredores de Viena, Áustria. São duas bolsas exclusivas para pesquisadores brasileiros, com financiamento integral, por um período de um ano cada. O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) é membro do IIASA e seu representante oficial no Brasil.

Os dois bolsistas de pós-doutorado se envolverão em projetos com o propósito de apoiar o desenvolvimento de sistemas de alerta sobre deslizamento de terras no Brasil. Espera-se dos pesquisadores selecionados a condução de suas próprias pesquisas no âmbito do Risk, Policy and Vulnerability (RPV) Program do IIASA. Os pesquisadores também poderão interagir e colaborar com outros programas do Instituto e com o Projeto Safeland, da União Europeia.

Os candidatos devem enviar uma proposta de pesquisa relacionando os seus interesses de pesquisa com o tema proposto, currículo e duas referências profissionais, que podem ser contatadas para enviar cartas de recomendação.

O processo de seleção será conduzido pelo Programa RPV (IIASA), pelo CGEE e pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). Os aprovados poderão iniciar seu pós-doutorado em até seis meses após a notificação.

Uma das vagas direciona-se à análise de vulnerabilidade das comunidades sobre deslizamento de terras e o candidato precisa comprovar doutorado em geografia/geografia física, geologia, ciências sociais, economia das ciências ambientais ou áreas afins, com familiaridade em processos de deslizamento de terras, análise de riscos, análise de vulnerabilidade, gestão de riscos e modelagem.

A outra vaga destina-se à instrumentação e análise de sistemas de monitoramento em áreas de risco de deslizamento de terras e o candidato deve ter doutorado em geologia, geofísica, engenharia geotécnica ou áreas afins, com significativa experiência em pesquisa sobre estrutura de deslizamentos e conhecimentos em métodos geofísicos e instrumentação de deslizamentos.

Para ler o edital completo, clique aqui.



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.