Notícias

Voltar

Indicadores da Geografia da CT&I no Brasil: CGEE publica novo boletim do OCTI

Publicação

Indicadores da Geografia da CT&I no Brasil: CGEE publica novo boletim do OCTI

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) lança o Boletim Temático do Observatório de Ciência, Tecnologia e Inovação (OCTI): Indicadores da Geografia da CT&I no Brasil. O estudo apresenta dados que podem ser utilizados para realizar um diagnóstico das desigualdades regionais no Brasil e, com isso, fornecer informações estratégicas envolvendo a estrutura de CT&I no país. 

O documento será lançado durante a 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), organizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). O tema desta edição é “A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta". Para fomentar a discussão sobre a temática, especialistas do Centro apresentam os principais resultados do estudo na quarta-feira (06), às 10h, durante evento virtual transmitido pelo YouTube.

Indicadores de CT&I são dados estatísticos sobre variáveis e aspectos dos sistemas de ciência, tecnologia e inovação, cuja análise, em conjunto com outras informações e tipos de estudos, são importantes para subsidiar a tomada de decisão e o planejamento e gestão em políticas públicas. Dessa maneira, o conjunto proposto pelo OCTI pode fornecer informações sobre quais áreas ou campos merecem maior atenção e destaque pelos gestores em CT&I. Os indicadores também podem apontar experiências de êxito realizadas e que podem fornecer subsídios para políticas na área a serem propostas e executadas em nível federal ou estadual.

A assessora técnica do CGEE e líder do OCTI, Adriana Badaró, destaca que um dos principais resultados está na apresentação da proposta de um conjunto de indicadores capazes de fornecer informações diversas e complementares sobre a desigualdade regional no país, tendo como foco a área de CT&I. “O boletim temático de Indicadores em CT&I apresenta mais do que novos dados e informações, mas um convite para a reflexão conjunta sobre temas e desafios importantes ao fomento à ciência, tecnologia e inovação do Brasil, para os quais o OCTI pretende desenvolver metodologias de acompanhamento e análises sistemáticas”, afirma a líder. 

 

Sobre o OCTI 

 

O Observatório de Ciência, Tecnologia e Inovação (OCTI) tem como objetivo monitorar o estado da arte, as tendências e os sinais emergentes relacionados ao ambiente de CT&I no contexto brasileiro e mundial, identificando desafios e oportunidades para subsidiar tomadas de decisão governamentais na formulação e avaliação de políticas e programas nessas áreas. O observatório desenvolve um trabalho minucioso e com técnicas de pesquisa sofisticadas e atuais, buscando saber como está a ciência brasileira e para onde vai. 

A proposta de observação e monitoramento do OCTI permite fornecer informações detalhadas sobre as características, tendências, oportunidades e lacunas do sistema de ciência, tecnologia e inovação para gestores públicos e demais atores do sistema, de forma a gerar subsídios para que as decisões de políticas públicas para o seu desenvolvimento sejam construídas baseadas em evidências e inovações alinhadas com a realidade do ambiente de CT&I.

A líder do OCTI ressalta que o próximo passo da equipe é o lançamento do ambiente virtual do observatório, que irá apresentar informações e visualizações inovadoras de dados nos seus dois eixos de atuação: panoramas da ciência e tecnologia brasileiras e mundiais e indicadores de CT&I.

 

Serviço

 

Webinar de Lançamento do Boletim Temático de Indicadores da Geografia da CT&I no Brasil

 

Data: 06/10/2021

 

Hora: 10h


Para participar, clique aqui.