Notícias

Voltar

Inovação

Evento

Inovação

O painel com o tema Inovação Social ocorrerá no dia 25 de agosto, à partir das 16h20. Nem sempre as inovações visam o impacto financeiro, e cada vez mais vemos exemplos iniciativas que visam dar soluções à problemas como a exclusão social, a falta de qualidade de vida, entre outros. As discussões das condições que permitem e favorecem a inovação social incluem, por um lado, os recursos necessários ao processo, e, por outro, as dinâmicas associadas à consolidação e difusão deste tipo de inovação.

Amy Smith é reconhecida mundialmente por desenvolver soluções baratas e simples para problemas difíceis em países em desenvolvimento. Formada em Engenharia Mecânica pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), ganhou o prêmio MacArthur “genius” em 2004 e foi a primeira mulher a receber o prêmio Lemelson-MIT por ter transformado suas idéias em invenções. Ela é responsável pela competição de idéias do MIT.

Leo Burd é pesquisador do Centro de Mídias Cívicas do Futuro, do MIT, onde desenvolve novas tecnologias e soluções para o “empowerment” social e o engajamento cívico. Nascido no Brasil, possui graduação em Ciência da Computação pelo Instituto de Tecnológica Aeronáutica (ITA) e mestrado na UNICAMP em desenvolvimento de softwares educacionais. Foi intergrante do Microsoft's Global Learning Research

O Conecta é uma realização da Agência USP de Inovação e da Inventta. O tema do evento é “A Inovação como Estratégia de Crescimento Sustentável”. Conceitos, estratégias, metodologias, e outros temas relevantes e adequados à realidade do Brasil serão abordados por este e outros palestrantes renomados, através da apresentação de casos de sucesso e de muita interação com o público. É esta interação que inspira o nome do evento - Conecta - e toda a sua dinâmica e organização.

The open innovation revolution
Cada vez mais, as organizações se interessam pela inovação aberta e percebem que o conhecimento não é propriedade exclusiva da empresa - ele também é compartilhado entre funcionários, fornecedores, clientes, concorrentes, universidades - e, caso a companhia não o utilize, outros o farão. É preciso que se estabeleça uma nova cultura corporativa frente a esse novo desafio, seguindo padrões colaborativos. É disso que trata o livro "The Open Innovation Revolution". Stefan Lindegaard - o autor do livro - lidera, em Copenhagen, a rede 15 Inno, fórum de benchmarking e capacitação formado por executivos de corporações que estão enfrentando os desafios de inovar. No CONECTA, vai compor o painel - “Brasil: inovação, a hora é agora”, quando tentará responder: o Brasil está preparado para aproveitar as oportunidades de inovação que o seu reconhecimento nacional pode trazer?

 



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.

Conteúdos mais visualizados Conteúdos mais visualizados

Voltar

MCTI e CGEE promovem eventos online sobre fundos patrimoniais (endowments)

Webinar

MCTI e CGEE promovem eventos online sobre fundos patrimoniais (endowments)

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), em parceria com o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), está realizando o curso “Criação e gestão de fundos patrimoniais (endowments) de CT&I, na prática.” A iniciativa, que teve início em junho e segue até o final de agosto, é na modalidade online, com aulas síncronas e tarefas assíncronas, baseadas em situações reais do cotidiano das organizações gestoras de fundos patrimoniais a serem exploradas pelos participantes. 

Para incentivar o debate com o público geral, o MCTI promove uma Aula Magna do curso, transmitida no canal do YouTube do MCTI, na terça-feira (27), às 9h. A aula contará com a presença do ministro astronauta Marcos Pontes e palestra do criador do Fórum Internacional de Endowments para Legados, Ricardo Levisky, que falará sobre “Sustentabilidade Financeira de Instituições Perenes e Mobilização de Recursos para Endowments”. A programação conta, ainda, com a palestra do sócio da Cescon, Barrieu, Flesch & Barreto Advogados e atual presidente do Conselho de Administração do Endowment da Pontifícia Universidade Católica do Rio (PUC-Rio), Carlos Augusto Junqueira, sobre o tema "Caso concreto do Fundo Patrimonial da PUC RJ"; e com a apresentação do executivo do Centro Internacional de Gestão de Pensões, Andrew Spence, sobre o tema "Processo de investimento e governança da Toronto Foundation". 

No dia seguinte, quarta-feira (28), às 9h, será realizado outro evento aberto para o público geral, o webinário “Aspectos Jurídicos para a constituição de fundos patrimoniais (endowments) de CT&I”, que será transmitido pelo canal do YouTube do CGEE. Este evento encerra o segundo módulo do curso, reunindo especialistas para discutir aspectos jurídicos para a constituição de Fundos Patrimoniais como uma alternativa viável para custear programas e projetos de ciência, tecnologia e inovação (CT&I). Este evento terá como moderadora a advogada Priscila Pasqualin, sócia responsável pela área de filantropia, 3º setor e investimento social de impacto da PLKC Advogados, que atuou como professora deste módulo do curso.

Ao todo, o curso contempla três webinários, que terão chat aberto.

O fundo patrimonial é um instrumento financeiro para as instituições ligadas a causas de interesse público em suas operações. Após alguns anos de captação de recursos de doadores que se identificam com a causa, a organização poderá utilizar os rendimentos obtidos no fundo para investir em projetos com impacto esperado na causa que apoia. As universidades, centros de pesquisa e inovação, fundações de apoio, dentre outras instituições podem usufruir dessa fonte de recursos.   

 

Serviço

Webinar "Aspectos Jurídicos para a constituição de fundos patrimoniais (endowments) de CT&I"

Dia: 28 de julho

Hora: 9h00

Para participar, clique aqui.