Notícias

Voltar

Inovação e energias limpas são temas de debate em webinar realizado pelo CGEE

Energy Big Push

Inovação e energias limpas são temas de debate em webinar realizado pelo CGEE

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) promoveu, em parceria com a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe das Nações Unidas (Cepal), a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e a Agência Internacional de Energia (IEA), o webinar “Big push energético: impulsionando a inovação em energias limpas no Brasil”. O objetivo do evento foi apresentar os quatro relatórios resultados do projeto Energy Big Push (EBP) ou Grande Impulso Energia Brasil.

Além disso, o webinar também teve como objetivo discutir as implicações das principais descobertas e os próximos passos para continuar aprimorando os subsídios para o futuro da inovação em energia limpa. Para isso, foram convidados para a sessão de abertura o presidente da EPE, Thiago Barral; o presidente do CGEE, Marcio Miranda; o diretor do escritório no Brasil da Cepal, Carlos Mussi; e o diretor-executivo adjunto em exercício e chefe do escritório de Iniciativas Estratégicas da IEA, Dave Turk.

O projeto Energy Big Push busca monitorar e avaliar os esforços de inovação no setor energético brasileiro e dar impulso aos mecanismos para a sua promoção, focado na ampliação das capacidades técnicas e institucionais do sistema nacional de inovação, em particular no entorno das questões relacionadas à produção, transmissão e uso final de energia. O presidente do Centro, Marcio Miranda, destacou o trabalho realizado pela instituição. "O CGEE está permanentemente atento e buscando alternativas para fortalecer iniciativas em CT&I, mas principalmente na inovação”, afirmou.  

Durante o webinar, os parceiros do EBP apresentaram os principais achados dos relatórios finais. Para esse momento, foram convidados a analista de Pesquisa Estratégica da EPE, Camila Ferraz; o diretor da Cepal, Carlos Henrique Mussi; e a assessora técnica do CGEE, Barbara Bressan. "Um 'Big Push' para a sustentabilidade requer uma ampla coordenação e articulação de planos e políticas energéticas, de clima, de CT&I e de desenvolvimento", disse Mussi. 

Os relatórios divulgados no webinar trazem dados inéditos sobre energia no Brasil e estão disponíveis em português e em inglês. As publicações apresentam o panorama de investimentos em inovação energética, o desempenho de tecnologias de baixo carbono e o quadro de políticas para o aumento das competências tecnológicas em energias limpas, contribuindo para um grande impulso energético no Brasil. Acesse: https://is.gd/S7DOv4 

Energy Big Push - O projeto Grande Impulso Energia ou Energy Big Push (EBP) tem como objetivo principal apoiar a promoção de mais e melhores investimentos públicos e privados em energias sustentáveis, com ênfase em inovação, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do País. Para saber mais sobre a iniciativa, clique aqui.