Notícias

Voltar

INPI e CGEE promovem evento sobre tecnologias verdes

Tecnologias verdes

INPI e CGEE promovem evento sobre tecnologias verdes

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) realizará, no dia 11 de maio, pela plataforma on-line Zoom, o lançamento das “Ações para promover o ambiente de negócios em tecnologias verdes: inovação, propriedade intelectual e sustentabilidade”. O evento é organizado em conjunto com o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), a AL INVEST Verde IPR, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), a Organização Mundial da Propriedade Intelectual (Ompi) e a Embaixada Real da Dinamarca no Brasil. A transmissão contará com tradução simultânea em espanhol e em inglês.

A iniciativa contará com a participação de especialistas do Brasil e do exterior, que debaterão temas como: a importância da inovação verde para os negócios brasileiros; o apoio institucional e financeiro para a inovação verde; as estratégias de sucesso para negócios inovadores sustentáveis; e os direitos de propriedade intelectual, inovação e gênero.

As incrições estão abertas e são gratuitas. Saiba mais em: https://www.gov.br/inpi/pt-br/projetos-estrategicos/matchmaking-em-tecnologias-verdes

O que são tecnologias verdes?

A tecnologia verde é um conceito que busca definir um processo produtivo sustentável, ou seja, aplicando boas técnicas de design circular. Trata-se de conduzir o ciclo de vida de um produto de forma a causar menos impactos possíveis ao meio ambiente. E quando falamos de ciclo de vida, nos referimos a cada etapa: da extração de matérias-primas, passando pelo seu desenvolvimento, fabricação, distribuição, uso até o descarte. Tudo isso considerando o curto, o médio e o longo prazo.

Os produtos verdes são “environmental friendly”, um termo em inglês que define um produto “amigo” do meio ambiente. Eles possuem um ciclo de produção menos oneroso ao meio ambiente, com utilização de matéria-prima proveniente de fontes mais sustentáveis. Assim, são o produto de uma cadeia de processos que, em geral, gasta menos energia e não gera tantos resíduos.

A tecnologia verde busca promover melhorias na cadeia produtiva de uma mercadoria tecnológica, de forma a contar com:

  • Recursos renováveis;
  • Eficiência energética;
  • Preocupação com saúde e segurança dos operários envolvidos em toda supply chain;
  • Um processo definido de redução, reutilização e reciclagem.

Com informações do INPI.