Notícias

Voltar

Inscrições abertas para seminário internacional sobre profissionalização do Serviço Civil

Enap

Inscrições abertas para seminário internacional sobre profissionalização do Serviço Civil

Estão abertas as inscrições para o Seminário Internacional: Profissionalização do Serviço Civil – trajetórias e desafios atuais nas experiências do Brasil, Uruguai, México, Portugal e Turquia. A atividade será realizada no dia 18 de setembro, das 14h às 18h, na Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em Brasília-DF, e tem como público-alvo servidores públicos federais e acadêmicos.

A profissionalização dos servidores públicos tem sido tema recorrente na agenda das reformas do Estado. No entanto, o assunto ainda demanda estudos empíricos que subsidiem as políticas de gestão do serviço civil, para além de premissas normativas ou análises prescritivas. Dessa forma, as experiências internacionais são uma relevante referência para compreender quais fatores e condicionantes afetam os avanços em direção à profissionalização em outros países em perspectiva comparada com o caso brasileiro.

O seminário é fruto de um processo de pesquisa conduzido pela Coordenação-Geral de Pesquisa da Enap, e busca fomentar o debate entre as diferentes experiências internacionais com a realidade brasileira para que possamos formular diretrizes de uma agenda de futuro para a profissionalização do serviço civil no Brasil.

As pesquisas apresentadas sistematizarão e aprofundarão a descrição e a análise comparada da trajetória do serviço civil no Uruguai, México, Portugal e Turquia, focalizando em diferentes recortes e abordagens, as mudanças e seus respectivos marcos legais, políticos e institucionais. Dentro dessa abordagem comparada serão discutidas questões como a organização das carreiras, processos de ingresso e ascensão, seleção e gestão de lideranças, mérito, desempenho, bem como as perspectivas recentes de reforma do serviço civil.

Conheça os palestrantes:

Feyzi Karabekir Akkoyunlu - Professor Visitante da Universidade de São Paulo. É doutor em Filosofia pela London School of Economics and Political Science (LSE) e pesquisador do Centre for Southeast European Studies da Universidade de Graz. John F. Kennedy  e em ciências sociais na Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais. Doutor em ciências políticas na Universidade Johann Wolfgang Goethe em Frankfurt am Main.

José Luis Méndez Martínez -Graduado em Relações Internacionais pelo Centro de Estudios Internacionales do El Colegio de México e tem mestrado e doutorado em Ciência Política pela Universidade de Pittsburg.

João Bilhim - Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Técnica de Lisboa (atual Ulisboa - Universidade de Lisboa). Foi presidente da entidade administrativa independente, Comissão de Recrutamento e Seleção da Administração Pública (CReSAP). Possui experiência na área de administração pública e gestão de recursos humanos; é pesquisador responsável do projeto - do governo à governação - no Centro de Administração e Políticas Públicas, ISCSP, Ulisboa.

Link para inscrição: https://suap.enap.gov.br/portal/curso/89/#content



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.