Notícias

Voltar

Latino-Americana

Cooperação

Latino-Americana

No último dia 30, o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos firmou mais um acordo de cooperação com a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal). Em visita à sede da Cepal em Santiago do Chile, Mariano Laplane, presidente do CGEE, se encontrou com Alicia Bárcena, secretária-executiva da Comissão, e reafirmaram a importância da colaboração entre as duas entidades.

Antonio Prado, secretario-excutivo adjunto da Cepal, Mariano Laplane, presidente do CGEE, Alicia Bárcena, secretária-executiva da Cepal e Gerson Gomes, diretor do CGEE
Créditos: Carlos Vera/Cepal

A parceria entre o CGEE e a Cepal já existe desde 2005. Diversas ações foram realizadas desde então, como o estudo Padrões de Crescimento, Investimento e Inovação, que faz uma comparação entre padrões de crescimento de 14 países. Além disso, a Comissão é convidada frequentemente para oficinas de especialistas e para colaborar em diversos estudos nas áreas de biocombustíveis, Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs), desertificação e desenvolvimento sustentável.

Integração Latino-Americana
No novo acordo já estão previstos os temas de colaboração, como o apoio para alcançar maior integração regional no campo da ciência, tecnologia e inovação, por meio de reuniões de alto nível e a elaboração conjunta de projetos entre os países. A Cepal também irá contribuir para a criação do Centro de Altos Estudos para o Brasil Século XXI, projeto em andamento por demanda do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O Centro pretende contribuir na formação de altos dirigentes para o Brasil e América Latina e conta ainda com as parcerias da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Para saber mais sobre a criação do Centro de Altos Estudos, clique aqui.

(Com informações da Assessoria de Comunicação da Cepal)



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.