Notícias

Voltar

Linha do Tempo

PROSPECÇÃO

Linha do Tempo

O Núcleo de Competência Metodológica (NCM) do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) desenvolveu um timeline, instrumento prospectivo para monitoramento do ambiente de ciência, tecnologia e inovação (CT&I). Essa linha do tempo traça uma sucessão de eventos previstos para acontecer até 2035. Foram considerados os imperativos globais apresentados, nucleados em dez diferentes dimensões: Alimentos; Ciência, Tecnologia e Inovação; Demografia e Questões Sociais; Infraestrutura,Organização Produtiva e Logística; Energia; Educação; Meio Ambiente; Economia e Geopolítica; Saúde.

Timeline CGEE

Clique na imagem para acessar o timeline

Os imperativos globais representam questões relacionadas com o planejamento sobre as quais se tem pouco ou nenhum controle, ou ingerência, e que restringem as possibilidades de se configurar o futuro. Representam aspectos relacionados às necessidades humanas no longo prazo, elementos essenciais a serem considerados em exercícios de planejamento.

Os eventos futuros contemplam, de um lado, elementos com perspectivas de impacto no mundo de forma mais genérica, que também podem se refletir em impactos e preocupações para um planejamento de país, região ou setor. Representam eventos pontuais com possibilidade de ocorrência no horizonte temporal estudado, identificados e dispostos em uma linha do tempo.

A linha do tempo auxilia na construção de visões de futuro, focos de atuação e serve como um balizador de eventos futuros na gestão estratégica de instituições na área de CT&I. Este timeline criado pelo CGEE reúne os elementos de contorno que apresentam os futuros possíveis, em horizontes definidos por Planos de Gestão Estratégica de empresas e órgãos governamentais que utilizam a prospecção, considerando os imperativos globais (dimensões de monitoramento) e os eventos futuros.

No âmbito nacional, os eventos trazem elementos mais relacionados aos impactos no país, mais próximos de ações associadas ao Estado ou a governos. Os eventos futuros, apresentados em interface gráfica desenvolvida pelo CGEE, foram identificados a partir das grandes linhas definidas pelos imperativos globais e coletados através de buscas em estudos realizados em níveis nacional e internacional.

Foram avaliadas prováveis novidades capazes de promover mudanças no ambiente e alterações de trajetórias de fenômenos relevantes nos ambientes relacionados aos imperativos globais, dentro do horizonte temporal de 2010 a 2030. Admite-se que linhas do tempo estão sujeitas a restrições técnicas, pois não há consenso que aprove todas as previsões feitas. Por isso, nesse estudo, abriu-se espaço para concordâncias ou discordâncias, como a data das previsões ou a idéia em si.

O NCM do CGEE tem como objetivo principal fortalecer, por meio do desenvolvimento e uso de metodologias e instrumentos em prospecção, avaliação estratégica e gestão da informação, a base conceitual e operacional das ações que compõem a agenda de trabalho do Centro.



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.