Notícias

Voltar

Mais de 20 novos estudos e publicações foram lançados pelo CGEE em 2021

BALANÇO 2021

Mais de 20 novos estudos e publicações foram lançados pelo CGEE em 2021

Com 20 anos de atuação, o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) consolida sua missão de subsidiar processos de tomada de decisão, lançando 24 publicações que acumulam mais de 56 mil acessos ou downloads no ano de 2021.
 
As iniciativas estão relacionadas à ciência, tecnologia e inovação e resultam de ampla articulação com especialistas e instituições do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI). Além de livros e e-books, o CGEE também disponibiliza estudos em formato online, que permitem ao leitor explorar os dados e as tendências em profundidade por intermédio da leitura, visualização de seu conteúdo e da interação com os seus gráficos. 
 
Os livros e e-books lançados foram produzidos por diferentes coordenações do Centro. “Desenvolvimento Tecnológico e Mercado de Trabalho''; a “Indústria 4.0”; o “Panorama da Ciência Brasileira”; e “Bioeconomia no Brasil e no Mundo”, “Brasil: Mestres e Doutores” são alguns dos estudos que podem ser acessados gratuitamente na página do CGEE.
 
Como uma organização inovadora, mesmo em um momento de pandemia, o Centro  manteve a sua produção e as suas atividades, cooperando com o país. A instituição continuou produzindo publicações que buscam difundir informações, experiências e projetos à sociedade e resultam de ampla articulação com especialistas e instituições do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI). 
 
Saiba um pouco mais sobre as últimas contribuições da instituição: 
 
Mercado de  Trabalho 
 
O tema "Desenvolvimento tecnológico e mercado de trabalho'' traz uma coletânea de quatro documentos técnicos que buscam construir alternativas para promover, simultaneamente, a inovação tecnológica e a geração de postos de trabalho qualificados. 
 
O projeto tem como norte a investigação das modificações estruturais na forma de organização do emprego que são decorrentes da intensificação dos processos digitais e automatizados, contribuindo para o conhecimento geral dessa tendência.
 
As publicações fornecem dados e informações sobre os principais setores para a inovação tecnológica, trazendo elementos concretos para a maior sintonia entre políticas de emprego e de ciência e tecnologia. 
 
Parcerias Estratégicas 
 
A última edição da Revista Parcerias Estratégicas é uma publicação semestral da organização que reúne artigos de especialistas em diversas áreas. A nova edição da revista, lançada em 2021, foca em temas relevantes para os setores de CT&I e educação. Energias renováveis, inclusão na educação superior, segurança cibernética e indústria 4.0 são alguns dos assuntos presentes nos artigos do periódico. 
 
A publicação reúne contribuições sobre temas como “Indústria 4.0 - uma revisão das políticas governamentais de 2015 a 2020''. O conteúdo foi produzido a partir de informações recentes das principais ações promovidas pelo governo federal que ocorreram com o objetivo de melhorar a competitividade industrial, por meio da promoção de tecnologias, da capacitação de recursos humanos, da alocação de infraestrutura e do estabelecimento de regulações para a indústria inteligente.
 
Panorama da Ciência Brasileira
 
O documento “Panorama da ciência brasileira: 2015-2020”  foi produzido pela equipe do Observatório de Ciência, Tecnologia e Inovação (OCTI) e apresenta os resultados dos estudos realizados em 2020, com a intenção de divulgar dados e informações que visam auxiliar a construção de uma visão de futuro para o Brasil.
 
O sistema de monitoramento do observatório identificou que uma parte considerável dos estudos são nas áreas de saúde, educação, biodiversidade e agropecuária. O boletim traz, ainda, um levantamento a respeito da produção científica mundial sobre a Covid-19 e discute temas e desafios importantes no fomento à inovação.
 
Mestres e Doutores no Brasil
 
O estudo “Brasil: Mestres e Doutores 2019” foi lançado em 2020 e contém informações estatísticas sobre os pós-graduados que obtiveram seus títulos no Brasil entre os anos de 1996 e 2017. Em 2021 o Centro adicionou dados inéditos à publicação. Os novos capítulos abordam os temas: “Mulheres”, “Mestres acadêmicos e profissionais” e “Remuneração. 
 
Bioeconomia 
 
“Boletim Temático da Bioeconomia” teve como objetivo analisar o panorama da produção científica sobre o tema no Brasil e no mundo. O documento foi produzido pela equipe da Agenda Positiva da Mudança do Clima e Desenvolvimento Sustentável, além de cientistas especialistas em dados do Centro. A publicação apresenta uma visão geral dos artigos sobre o tema no mundo, além de discutir 15 clusters temáticos da bioeconomia e os cinco países que mais publicam sobre o assunto. 
 
Outras publicações coordenadas pelo CGEE podem ser acessadas no site https://www.cgee.org.br.