Notícias

Voltar

MCTI e CGEE seguem realizando oficinas para a elaboração da Estratégia Nacional de Inovação

Estratégia Nacional de Inovação

MCTI e CGEE seguem realizando oficinas para a elaboração da Estratégia Nacional de Inovação

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) continuam o ciclo de oficinas pela elaboração da Estratégia Nacional de Inovação (ENI), que teve um encontro hoje (01). Dessa vez, o tema da discussão foi o mercado para produtos e serviços inovadores brasileiros.

A estratégia faz parte da Política Nacional de Inovação, iniciativa demandada pela Casa Civil e desenvolvida pelo ministério, com o apoio do Centro. As oficinas reúnem especialistas para debaterem, em etapas separadas, cada um dos seis eixos que compõem a ENI. Atores dos setores público e privado, representantes de institutos de ciência e tecnologia e de academias, dentre outros, oferecem subsídios para o desenvolvimento da estratégia, por meio desse espaço de discussão.

Além da temática em questão, os outros cinco eixos são: formação tecnológica, fomento à inovação, cultura de inovação e visão empreendedora, bases tecnológicas para a inovação e proteção do conhecimento adquirido pela inovação.

O secretário de Empreendedorismo e Inovação do MCTI, Paulo Alvim, e o subsecretário de Inovação e Transformação Digital do Ministério da Economia (ME), Igor Nazaré, fizeram a abertura do evento. Alvim destacou a importância do eixo abordado. “Os outros olhares têm uma estrutura de suporte à lacuna política de inovação, mas é esse o eixo por onde vamos puxar o processo, vamos definir estratégias e caminhos”, afirmou. 

Já o subsecretário do MEC elogiou o desenvolvimento das oficinas coordenado pelo MCTI. “Vejo esse trabalho como um dos grandes marcos que teremos no nosso país em termos de apoio, de alavancar o nosso sistema nacional de inovação. Sabemos que tivemos alguns avanços nos últimos anos, que estamos em um processo acelerado de melhoria de instrumentos que existem, mas tem muito a ser feito”, disse Nazaré.

Após a apresentação inicial da proposta, que contou, também, com esclarecimentos da assessora técnica do CGEE, Verena Hitner, os participantes se dividiram em grupos para proporem ações segundo as diferentes abordagens do tema. A segunda etapa dessa oficina será realizada na quinta-feira (03).