Notícias

Voltar

MCTI e MDIC se unem em Conferência Livre para discutir a Promoção da Economia de Impacto no Brasil

5CNCTI

MCTI e MDIC se unem em Conferência Livre para discutir a Promoção da Economia de Impacto no Brasil

Uma grande Conferência Livre acontecerá em Brasília (DF), nesta terça-feira (05), promovida pelos ministérios da Ciência ,Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). Com o tema Ciência, Tecnologia e Inovação para promover a Economia de Impacto, o encontro será no auditório do MCTI, no Bloco E, na Esplanada dos Ministérios, das 8h às 17h30, com transmissão ao vivo via Youtube/mcti.

A discussão faz parte das reuniões preparatórias para a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (5CNCTI), que será realizada de 4 a 6 de junho, em Brasília (DF). Para participar, presencialmente, o interessado deverá garantir sua presença por meio do link - bit.ly/conferencia-enimpacto. Participarão da mesa de abertura os secretários de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTI (Setec), Guila Calheiros, e de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Alexandre Brasil. O diretor do CGEE e secretário-geral adjunto da 5CNCTI, Anderson Gomes, também marcará presença na solenidade.

O objetivo do encontro é promover a interseção entre o setor de CT&I e a economia de impacto e discutir como impulsionar e promover o desenvolvimento sustentável, buscando estratégias para fortalecer a interação entre universidades e organizações de impacto socioambiental.

A discussão mobiliza a sociedade civil, os setores socioambientais e o governo em torno da legislação vigente, o papel da academia no apoio ao empreendedorismo e a atração de recursos para impulsionar empreendimentos de impacto socioambiental.

A economia de impacto é resultado da Estratégia Nacional de Economia de Impacto (Enimpacto), que foi instituída pelo Decreto nº 11.646/2023. O intuito dela é criar um ambiente favorável de investimentos e negócios que equilibrem resultados financeiros com soluções para questões sociais e ambientais e, com isso, proporcionar um sistema econômico mais inclusivo, equitativo e regenerativo. Para mais informações - acessar links abaixo.

A abertura contará com o debate “Como podemos consolidar a economia de impacto como um pilar fundamental para o desenvolvimento sustentável?”. Depois, serão realizados cinco painéis com temáticas variadas e uma mesa redonda para o encaminhamento das ações. Já o encerramento será às 17h30 com palestra do secretário de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria do MDIC, Rodrigo Rollemberg.

A Conferência Livre é uma realização da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Setec) do MCTI em conjunto com a Secretaria de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria (SEV) do MDIC, e coordenação do Instituto Cidadania Empresarial (ICE). Uma comissão organizadora foi designada para a execução do encontro, com a participação das seguintes instituições: Associação Brasileira das Instituições Comunitárias de Educação Superior (Abruc); Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais.(Abruem); Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec); Associação Nacional das Universidades Particulares (Anup); Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap); Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de Ciência Tecnologia e Inovação (Consecti) e o Ministério da Educação (MEC).

5CNCTI- A 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação é o mais importante e democrático evento voltado ao debate das políticas públicas do setor. Realizado pelo MCTI, o encontro acontecerá de 4 a 6 de junho, em Brasília (DF), com o tema "Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil Justo, Sustentável e Desenvolvido".

O evento conta com a organização do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), organização social supervisionada pelo MCTI, e articulação de mais de 40 instituições e oito ministérios.

A CNCTI tem caráter consultivo e volta a ser organizada depois de um hiato de 14 anos. Seu objetivo é discutir junto à sociedade as necessidades na área de C&T e propor recomendações para a elaboração de uma nova Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI) que deverá ser seguida pelos próximos anos (2024-2030). A nova estratégia substituirá a de 2016-2023, que durante o evento, também terá seus programas, planos e resultados analisados.

Confira a programação:

8h30- Economia de Impacto: sobre o que estamos falando?

9h- O papel da academia na gestão e apoio à incubação e aceleração de negócios de impacto socioambiental

10h30- Negócios de impacto socioambiental: o papel do ensino, pesquisa, extensão e inovação

14h- Recursos para CT&I e negócios de impacto

15h30- O que precisa ser aprimorado na legislação de CT&I - marcos legais, leis de incentivo - para estimular a economia de impacto no Brasil?

17h- Resumo das discussões do dia e encaminhamentos

17h30- Encerramento Rodrigo Rollemberg, Secretário de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria, MDIC.

Informações:

O Plano Decenal da Enimpacto está disponível em:

https://www.gov.br/mdic/pt-br/assuntos/inovacao/enimpacto/EnimpactoPlanoDecenal202320321.pdf

O Relatório Analítico da Consulta Pública pode ser acessado em:

https://www.gov.br/mdic/pt-br/assuntos/inovacao/enimpacto/copy_of_EnimpactoRelatrioanliticodaconsultapblica.pdf

Serviço: Conferência Livre Ciência, Tecnologia e Inovação para promover a Economia de Impacto

Dia: 05/03

Horário: 8h às 17h30

Local: Auditório do MCTI (Esplanada dos Ministérios Bloco E)

Transmissão ao vivo- https://www.youtube.com/@mcti

Inscrição- bit.ly/conferencia-enimpacto



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.