Notícias

Voltar

MCTIC e CGEE abrem série de oficinas para discutir a Política Nacional de Inovação

PNI

MCTIC e CGEE abrem série de oficinas para discutir a Política Nacional de Inovação

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), realizaram, no dia 24, em São Paulo (SP), a primeira de uma série de oficinas para debater a construção da Política Nacional de Inovação. O encontro inicial contou com a presença de representantes de empresas com foco em inovação e startups. Os eventos fazem parte do projeto “Subsídios para a elaboração da Política Nacional de Inovação”, demandado pelo MCTIC ao CGEE. No total, serão organizadas seis oficinas. 

O evento inicial foi realizado em São Paulo (SP), no Farol Santander, para um público selecionado. O encontro teve como tema “mercado e visão empreendedora”. Na ocasião, os presentes contaram com breves apresentações com o objetivo de aquecer as discussões. Os primeiros palestrantes foram Rodrigo Carlana, da Embraer; e João Irineu Medeiros, da Fiat. Já na segunda parte da oficina, as discussões foram sobre o tema de talentos, com exposições de Rafael Wowk, do Nubank; e Leonardo Ladeira, do Portal de Compras Públicas.

O coordenador do projeto pelo CGEE, Mario Henrique Lima, esclareceu, durante o primeiro evento, que o objetivo é fornecer subsídios para a Política Nacional de Inovação e classificou os desafios da inovação em oito categorias: visão empreendedora;  capital para inovar; viabilização de bases tecnológicas; talentos; cultura de inovação; governança e colaboração; mercado e concorrência; e segurança jurídica.

“O objetivo é discutir os aspectos mais desafiadores para fazer com que a inovação avance, como base para estruturar as nossas análises. Na oficina com empresas e startups, por exemplo, aprofundamos os temas de talentos e mercado. Já no evento com agentes financeiros, devemos focar na questão do capital para inovar”, afirma Lima.

A próxima oficina que oferecerá subsídios à elaboração da PNI ocorre amanhã (2). Desta vez, o evento reunirá representantes de Estados, municípios e Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) para discutir os desafios e reunir proposições para o aprimoramento do ambiente inovativo no País.

Esse será o terceiro encontro, de uma série de seis eventos, que vai contribuir para a formulação da PNI. Os debates anteriores reuniram representantes de empresas e startups em São Paulo (SP), na terça-feira (24); e de universidades e Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs), também na capital paulista, na quinta-feira (26). O CGEE é a instituição responsável pela realização das oficinas. 

Calendário

Os próximos debates reunirão representantes de Estados, municípios e Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs); de agentes financeiros; de universidades e Institutos de Ciência e Tecnologia (dessa vez, na cidade de Recife, capital de Pernambuco); e atores governamentais. Se você faz parte de algum desses públicos, pode solicitar a participação nas próximas oficinas. Para tal, envie um e-mail com nome completo, instituição, cargo e telefone para cgee-eventos@cgee.org.br.

Confira, abaixo, as datas, horários e locais de cada evento: 

 

Estados, municípios e Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs)

Data: 2 de outubro

Horário: 10h às 14h

Local: Biotic

Endereço: Parque Tecnológico de Brasília, Lote 4, Edifício de Governança, Bloco B, 2º Andar, Brasília (DF)

 

Agentes financeiros

Data: 3 de outubro

Horário: 14h às 18h

Local: Farol Santander

Endereço: Rua João Brícola, 24, Centro Histórico de São Paulo, São Paulo (SP)

 

Universidades e Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs)

Data: 9 de outubro

Horário: 10h às 14h

Local: Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (Cesar)

Endereço: Cais do Apolo, 436, Recife (PE)

 

Atores governamentais 

Data: 14 de outubro 

Local: Brasília (DF)