Notícias

Voltar

MCTIC e CGEE divulgam consulta pública da Política Nacional de Inovação

Política Nacional de Inovação

MCTIC e CGEE divulgam consulta pública da Política Nacional de Inovação

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) estão realizando uma série de apresentações, em diferentes regiões do País, para divulgar a consulta pública que busca reunir subsídios para a elaboração da Política Nacional de Inovação. O próximo evento ocorrerá amanhã (05), em Manaus (AM).

O objetivo da política é fomentar esforços em ciência, tecnologia e empreendedorismo visando a soluções inovadoras para desafios brasileiros. Dessa forma, a iniciativa pretende contribuir com a melhoria da qualidade de vida e com o desenvolvimento econômico e social do País.

Além disso, pretende-se posicionar o Brasil entre os 20 países mais inovadores até 2030, de acordo com o ranking do Índice Global de Inovação. A iniciativa busca impulsionar o ambiente inovativo nacional e fundamentar ações governamentais nos próximos 10 anos. A política deverá ser, ainda, um elemento para a estratégia de ingresso do País na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Para a elaboração da política, foram realizadas entrevistas com mais de 30 representantes de instituições de inovação, que forneceram as suas contribuições à iniciativa. Também foram organizadas, em diferentes capitais brasileiras, oficinas com integrantes de empresas e startups; de universidades e institutos de ciência e tecnologia; de estados, municípios e fundações de amparo à pesquisa; de agentes financeiros; e de atores governamentais.

Os primeiros encontros regionais de divulgação da consulta ocorreram no escritório da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em São Paulo (SP); na sede Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), em Belo Horizonte (MG); e na Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (Fiern), em Natal (RN). Os próximos, depois de Manaus, serão em Belém (PA), Cuiabá (MT) e Porto Alegre (RS).

A consulta pública está disponível até o dia 18 de dezembro e pode ser acessada por este link: https://ibrasil.mctic.gov.br/consulta.

 

Reuniões de divulgação da consulta pública

Cidade: Manaus (AM)

Data: 05/12

Horário: 09h

Local: Superintendência da Zona Franca de Manaus

Endereço: Av. Ministro Mário Andreazza, 1.424, Distrito Industrial 1

 

Cidade: Belém (PA)

Data: 06/12

Horário: 16h

Local: Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/PA)

Endereço: Rua Municipalidade, 1.461, Bairro Umarizal

 

Cidade: Cuiabá (MT)

Data: 09/12

Horário: 18h

Local: Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci/MT)

Endereço: Salão nobre Cloves Vettorato, Centro Político e Administrativo no Palácio Paiaguás.

 

Cidade: Porto Alegre (RS)

Data: 17/12

Horário: 16h

Local: Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict/RS)

Endereço: Av. Borges de Medeiros, 1.501, 18º andar.