Notícias

Voltar

MCTIC e CGEE lançam nova pesquisa sobre percepção pública da C&T no Brasil

SBPC

MCTIC e CGEE lançam nova pesquisa sobre percepção pública da C&T no Brasil

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) lançam, na próxima segunda-feira (22), a Pesquisa Percepção Pública da Ciência e Tecnologia no Brasil 2019, desenvolvida em parceria pelas instituições. O evento será seguido de coletiva de imprensa e faz parte da programação da 71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontece na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) de 21 a 27 de julho.

O levantamento traz dados inéditos e tem como objetivos conhecer a visão da população brasileira sobre ciência e tecnologia (C&T) e identificar seu interesse e grau de informação sobre o tema. Por meio dos dados obtidos pelo estudo, é possível subsidiar tomadas de decisão em políticas públicas nessas áreas e em educação, além de aprimorar ações de popularização científica. O questionário foi aplicado a 2,2 mil pessoas de 16 a 75 anos em todas as regiões do País, em busca de um grau de comparabilidade com as rodadas anteriores.

A quinta edição desta pesquisa é a primeira da série histórica a medir o nível de familiaridade dos entrevistados com fatos elementares de ciência. A iniciativa foi realizada pela primeira vez em 1987 e refeita em 2006, 2010, 2015 e, agora, em 2019. A nova edição do estudo traz, ainda, novidades como questões sobre crenças e valores políticos. Essas informações podem ser interessantes, por exemplo, para se pensar nas formas como atualmente é feita a divulgação da ciência. 

O desenvolvimento da pesquisa conta com a colaboração da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT).

Participam do lançamento e da coletiva de imprensa o secretário de Políticas para Formação e Ações Estratégicas do MCTIC, Marcelo Morales; o presidente do CGEE, Marcio Miranda; o presidente da SBPC, Ildeu de Castro; e o reitor da UFMS, Marcelo Turine. 

Serviço

Lançamento da Pesquisa Percepção Pública sobre Ciência e Tecnologia no Brasil 2019

Data: 22 de julho

Horário: das 14h00 às 15h00

Local: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) - Multiuso 1 - Bloco 15 - Auditório 1