Notícias

Voltar

MCTIC e CGEE lançam Projeto Oportunidades e Desafios da Bioeconomia (ODBio)

SNCT

MCTIC e CGEE lançam Projeto Oportunidades e Desafios da Bioeconomia (ODBio)

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) lançaram, nessa quinta-feira (24), o Projeto Oportunidades e Desafios da Bioeconomia, durante a 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), em Brasília (DF). A iniciativa busca apoiar a implementação de uma estratégia nacional em ciência, tecnologia e inovação para o tema.

Participaram da mesa o secretário de Políticas para Formação e Ações Estratégicas, Marcelo Morales; a diretora do CGEE, Regina Silverio; o coordenador-geral da Bioeconomia, Bruno Cesar Prodoscimi; e o professor do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (USP), Joaquim Machado.

Durante a solenidade, o secretário Marcelo Morales destacou que a economia brasileira depende da ciência, da tecnologia e da bioeconomia. “O MCTIC aponta a bioeconomia como um tema estratégico para o desenvolvimento sustentável nacional”, revelou. “Esse projeto, entre outras questões, visa a contribuir com a bioeconomia brasileira ao sugerir meios para garantir uma maior governabilidade dos esforços que os agentes governamentais, empresas e o setor acadêmico têm efetuado, permitindo o alinhamento dessas questões”, revelou Morales.

Silverio recordou ações, no campo da bioeconomia, de instituições como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). De acordo com ela “o projeto deverá constituir uma governança que articule as diversas iniciativas relacionadas ao tema, de forma a otimizar os recursos e criar uma estratégia nacional que possibilite o aproveitamento das oportunidades da bioeconomia”, explicou.

Segundo a diretora, o projeto trará subsídios para a elaboração de política pública e também para tomadas de decisões no setor produtivo, assim como contribuições para o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCT). “Haverá uma convergência, um direcionamento estratégico para investir adequadamente naquilo que é necessário para fazer uma transformação rumo a uma bioeconomia”, apontou Silverio.

Já Bruno Prodoscimi detalhou, em sua fala, o funcionamento do projeto, que será elaborado durante um ano. “O projeto vai contar não só com oficinas de trabalho unindo os setores empresarial, governamental, acadêmico e da sociedade civil, mas também consultas públicas abertas a todos”, esclarece o coordenador. Ele revelou, ainda, que a iniciativa terá um site para facilitar a comunicação com a sociedade.

Representando o meio acadêmico, o professor Joaquim Machado citou os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela Organização das Nações Unidas, relacionando-os ao tema central da palestra. “Se olharmos de maneira prática, basicamente nenhum ODS dispensa a bioeconomia”, afirmou o pesquisador.

A edição desse ano da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia tem como tema Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável. O evento é aberto ao público e é realizado no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, até  o próximo domingo (27).